O time de futebol americano Denver Broncos está à venda no mercado esportivo e um grupo de fãs e investidores do mercado de criptomoedas está tentando fazer a compra – de US$ 4 bilhões – por meio de uma organização autônoma descentralizada (DAO).

A DAO – BuyTheBroncos – conta com consultores jurídicos, especialistas financeiros, contadores públicos certificados, engenheiros de software, atletas e um matemático.

Uma equipe de primeira para conseguir administrar a franquia de forma descentralizada, mas eficiente.

Saiba mais: Entenda o que é descentralização de uma vez por todas

Denver Broncos à venda

A franquia de futebol americano foi colocada à venda no mercado no início deste mês (fevereiro) pelos atuais proprietários da marca – a Família Bowlen – que pretende concluir as negociações até o início da temporada 2022 da NFL em 8 de setembro.

donos do Denver Broncos, família Bowlen
Família Bowlen

O preço está em torno de US$ 4 bilhões e, caso seja realizado neste valor, deve ser o maior da história do esporte norte-americano; segundo analistas esportivos.

De acordo com Joe Ellis, presidente do Denver Broncos, a equipe é uma organização única que está “tecida nas raízes desta região”, e quem quer que surja como o novo proprietário, sem dúvida, “apreciará o que a equipe representa para nossos incríveis fãs e nossa cidade.”

A DAO para administrar a equipe

Sean O’Brien, um veterano de 10 anos do departamento jurídico da Cisco Systems, está liderando a iniciativa. O’Brien indicou que o DAO será lançado nos próximos dias.

A venda, explicou ele, é principalmente para “criar uma infraestrutura” que permitirá que diversos fãs se tornem proprietários da franquia.

Jared Polis, governador do Colorado e um conhecido defensor das criptomoedas, revelou recentemente que ficaria “em êxtase” se o DAO tivesse sucesso em sua missão. A questão no momento, observou Polis, é que a aquisição exigirá uma quantia considerável de dinheiro.

Embora os contratos inteligentes e as carteiras de criptomoedas – para a fundação da organização autônoma descentralizada – já tenham sido criados, O’Brien acrescentou que a DAO não estaria online até a primeira semana de março.

Os Broncos de Denver são um dos times de maior sucesso da NFL desde 1975. Eles ganharam oito campeonatos da AFC e três Super Bowls e agora qualquer um pode se tornar dono de uma parte do time e participar das decisões da equipe.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br