Os usuários do Twitter no iOS da Apple agora poderão conectar serviços de gorjeta de terceiros ao seu perfil no site da mídia social. Isso incluirá a capacidade de vincular endereços Bitcoin e endereços da Lightning Network.

O Twitter também anunciou hoje que adicionará recursos de verificação de token não fungível (NFT) à plataforma, um passo importante na evolução da tendência crescente de arte digital exclusiva, particularmente como avatares de mídia social. Nenhum cronograma específico foi estabelecido para este recurso, que permanece em desenvolvimento.

O recurso “gorjetas” está sendo lançado no aplicativo iOS do Twitter hoje e chegará aos sistemas Android “em breve”, segundo representantes da empresa.

Olha só como funciona:

Lightning no Twitter, envio é feito em satoshis com interface de relâmpago

O recurso é parte de um esforço mais amplo para aumentar as opções para os usuários do Twitter com muitos seguidores monetizarem seu conteúdo. O anúncio não abordou se ou quando a funcionalidade será estendida ao Twitter na web.

O recurso de gorjeta dependerá inteiramente de serviços de pagamentos de terceiros, como o aplicativo Strike. O Twitter “não está no fluxo de fundos” e não receberá uma porcentagem dos rendimentos do depósito, disse a empresa.

Diferentes opções de pagamento ou serviços de gorjeta estarão disponíveis para usuários em diferentes partes do mundo. A exceção, de acordo com Esther Crawford, que trabalha no departamento de produtos do Twitter, serão as opções Bitcoin e Lightning, que estarão disponíveis para todos os usuários do Twitter em todo o mundo.

“Esta é uma grande oportunidade para escolhermos opções globais e sem barreiras”, disse Crawford durante a ligação. “E o Bitcoin representa uma das melhores opções. Sabemos que nem todos ao redor do mundo negociam com bitcoin ainda, mas … achamos que é uma das melhores soluções.”

envio feito pela LN via Twitter

Dorsey mais uma vez apoiando o bitcoin

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, já vinha anunciando a mudança, escrevendo em junho que era “apenas uma questão de tempo” antes que o Twitter integrasse os pagamentos da Lightning de alguma forma. A Lightning Network é uma tecnologia de “segunda camada” que permite aos usuários fazer transações Bitcoin mais rápidas e com taxas mais baixas, o que é provavelmente crucial para a viabilidade do envio de gorjetas pequenas em BTC. Dorsey, um apoiador de longa data do Lightning, investiu na rodada de financiamento inicial de US$ 2,5 milhões do Lightning Labs em 2018.

A adição no Twitter da verificação NFT é indiscutivelmente tão significativa quanto o novo recurso de gorjetas. Nos últimos seis meses, o uso de NFTs como avatares na plataforma explodiu, com até mesmo celebridades como Jay-Z exibindo CryptoPunks multimilionários. Um sistema para verificar a propriedade e a procedência dos NFTs provavelmente adicionará combustível a essa prática e, por sua vez, reforçará o ecossistema NFT de forma mais ampla.

Outras iniciativas

O Twitter também anunciou planos para uma supervisão de conteúdo mais automatizada, mais opções para os usuários controlarem sua experiência no site e um “Fundo de Espaços” para dar um “impulso inicial” aos criadores que desejam usar recursos de áudio aprimorados e buscar monetização de longo prazo no Twitter.

Nenhuma atualização foi fornecida sobre o projeto radical Bluesky, um pequeno grupo de desenvolvedores de código aberto financiado pelo Twitter que visa desenvolver tecnologia de rede social descentralizada.

Leia mais: