O sonho do DeFi, farm yield e o hype em torno do Ethereum pode se tornar em um enorme pesadelo devido a um avançado e gigantesco esquema de pirâmide financeira.

Forsage, a pirâmide dos smart contracts no Ethereum? 

Em um conhecido site de criptomoedas no Brasil descreve como a Forsage funciona: 

“No núcleo da FORSAGE, está a ideia de construir uma cadeia de referências. Cada usuário que assume o projeto aumenta as oportunidades de renda para o criador da cadeia. Os riscos para os participantes são mínimos. O investidor precisa apenas convidar um participante para a plataforma para recuperar um investimento inicial.”

afirmou a publicação

Além disso, eles usam contratos inteligentes no Ethereum:

“Cada usuário convidado pode criar sua própria cadeia de afiliados e gerar lucro para o iniciante da cadeia. Os contratos inteligentes regulam todos os acordos entre os participantes da plataforma na blockchain Ethereum.”

desenho do esquema de pirâmide

Funciona da seguinte maneira:

  • Alguém paga 0,05 ETH para participar do projeto.
  • Você ganha um link compartilhável para o Forsage, para cada novo entrante existe a comissão de 0,025 ETH dos 0,05 iniciais.
  • O resto do dinheiro é enviado para os criadores anônimos da pirâmide.

Se o esquema parar de funcionar ou a confiança nos contratos for quebrada, os participantes podem tentar liquidar os ethers, causando grande pressão vendedora ao mesmo.

Segundo diversos especialistas, a FORSAGE não passa de um esquema ponzi high-tech que usa contratos inteligentes para automatizar o processo de transação.  Dovey Wan (以德服人), advisor na Coindesk e do Primitive Crypto Ventures,  é um deles.

“O piso de preço ETH não é de alguns golpes de foodcoin ou explosão potencial do defi, infelizmente é da vivacidade da Forsage, a versão $ ETH em curso Plustoken

Eu apenas verifico sua atividade que ainda está prosperando, me sentindo confortável”

 tweetou Dovey 

Queda no preço do Ethereum:

Atualmente, o contrato inteligente da Forsage tem o equivalente a US$35,2 milhões em ETH. Mas no último mês o ritmo de entrada de novo dinheiro diminuiu, sinalizando para um colapso iminente.

 

Além desse risco, a pirâmide chinesa PlusToken ainda detém quase 1% de todos os ethers ou o equivalente a US$ 187 milhões no token. Entretanto, há dois meses os golpistas não mexem no endereço de ETH.

A questão não é se o dump vai acontecer, mas como e quando. São mais de 200 milhões de dólares prontos para devastar os livros de oferta.

Leia também: Ronaldinho,Ratinho,Justus: Por que os famosos caem em pirâmides de Bitcoin?

Confira também nosso podcast sobre pirâmides, contamos a história das principais pirâmides, como elas surgiram e como evitá-las.