De acordo com a Wikipédia “o mercado negro é a parte da economia ativa que envolve bens ou serviços considerados banidos em sua região”, nesse caso são sites que usam criptomoedas como o Bitcoin.

Conforme um relatório publicado nesta terça pela empresa Chainalysis, o uso de criptomoedas em mercados negros cresceu 70% em 2019.

Apesar disso, a representatividade do mercado negro no mercado de criptomoedas caiu drasticamente. De acordo com o gráfico abaixo, menos de 0,25% das transações de criptomoedas são para sites de vendas ilegais.

porcentagem do mercado negro no mercado de bitcoin em gráfico

Contudo, a receita dos mercados negros subiu de $600 milhões em 2018 para mais de US$790 milhões. Claro, esse estudo foi feito sem contar com a criptomoeda Monero, a segunda maior nesse mercado e que é impossível de rastrear.

Mercados negros cresceram 390%

Com o aumento das regulamentações e impostos ao redor do globo os mercados negros se tornaram uma porta de vazão para produtos sem impostos, além de produtos ilegais.

Hoje, além de armas e drogas, eles também vendem livros, roupas e cartões roubados, segundo a pequisa.

gráfico de impostos ao longo do tempo

Isso tem incentivado a criação desse tipo de site. De 2013 até 2019 vimos um aumento de 390%, com grande volume médio transacionado, conforme mostra o gráfico abaixo:

mercado negro e bitcoin qauntidade ao longo do tempo:
Moedas inclusas: BTC, BCH, LTC e USDT

Mercado negro e fluxo de bitcoin consistente

A pesquisa também revelou que esses sites têm um volume consistente de bitcoins. No gráfico seguinte vemos o total de transações em volume por serviço no período de alguns meses.

Enquanto o volume das exchanges e dos lojistas oscilam, os dos dark markets continuam estáveis.

Volume de transações de bitcoin
Transações de bitcoin ao longo do tempo

A pesquisa também aponta que 40% de todos os bitcoins que passaram em dark markets vão parar em exchanges legalizadas.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais: FacebookTwitterInstagram.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!