Breaking News  
Venda de ASICs por quilo e o desespero dos mineradores de Bitcoin Bitcoin

Venda de ASICs por quilo e o desespero dos mineradores de Bitcoin

O preço do Bitcoin caiu e o lucro dos mineradores também. Não há espaço para todos!

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Na última semana o preço do Bitcoin caiu ladeira a baixo, jogando não apenas alguns investidores em desespero mas também uma boa quantidade de mineradores de bitcoin.

As mineradoras estão supostamente vendendo máquinas de mineração por peso, ao contrário do preço por unidade. Esta liquidação foi relatada pela crypto outlet local 8BTC na quarta-feira, 21 de novembro, com referência ao pool de mineração de criptomoedas F2Pool.

venda por quilo

Muitos mineradores já operavam com perdas ao longo do ano, isso aconteceu devido ao aumento do hashrate que chegou ao seu topo histórico em agosto desse ano, como mostra o gráfico abaixo:

hash rate do bitcoin

O declínio  no preço resultou em uma grande queda de rentabilidade para os pequenos mineradores chineses e de países asiáticos vizinhos. A agência de notícias 8bit informou que os mineiros estão sendo vendidos “por quilo”, citando um post feito pelo fundador da F2Pool na plataforma de microblogging Weibo.

Os mineradores querem vender os modelos mais antigos, incluindo o Antminer S7, o Antminer T9 e o Avalon A741 . De acordo com o site chinês Tencent News, os lucros da mineração não são mais suficientes para cobrir a energia elétrica e outros custos associados a utilização desses hardwares.

A queda do mercado teria afetado principalmente pequenas e médias operações de mineração nas regiões chinesas de Xinjiang e na Mongólia. Lá, segundo a 8BTC , algumas máquinas de mineração estão sendo vendidas no mercado de segunda mão por apenas 5% do seu valor original. A máquina de mineração comprada a um preço de até 20 mil yuans (US $ 2.885) há um ano é vendida atualmente por apenas mil yuans (US $ 144).

Nessa madrugada um vídeo de mineradores, simplesmente descartando mineradoras de bitcoin na rua se tornou viral (vários usuários estão indicando que o vídeo abaixo não é atual) :

No início deste mês, a gigante de mineração  Bitmain anunciou planos levar fazendas de mineração para a província chinesa de Xinjiang, rica em carvão, e implantar cerca de 90.000 dispositivos Antminer S9 na região. O movimento da Bitmain é considerado estratégico na “guerra de hashs” que explicamos abaixo:

A Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash – Saiba tudo sobre o fork

No momento que estamos escrevendo a matéria, o mercado de criptomoedas está bem mais estável que nos últimos dias.

Em setembro, o CEO da F2Pool publicou um infográfico que indicava que, se o Bitcoin atingisse menos de 36.792 yuans chineses (cerca de US $ 5.376), a mineração da criptomoeda com um T9 Antminer se tornaria não lucrativa. Segundo o site OnchainFx, o preço do Bitcoin fluatua na casa dos 4 mil dólares.

Quer aprender mais sobre mineração de bitcoin e outras criptomoedas? Veja nosso podcast:

Conexão Satoshi #02 – O jogo da mineração

Texto adaptado de Cointelegraph.

 

**A veracidade sobre o vídeo das ASICs descartadas está sendo questionada, estamos investigando e vamos atualizar a matéria se outras informações chegarem.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.