Coingoback

Pergunte a qualquer investidor de criptomoeda e eles dirão que o bull market do Bitcoin chegou. No entanto, o economista-chefe da Allianz que comprou o Bitcoin próximo ao fundo do mercado em baixa no final de 2018 e manteve o ativo até agora, vendeu suas participações no momento em que um novo recorde histórico foi estabelecido.

Mas isso implica em algum sinal de que a corrida de alta do Bitcoin ainda não está pronta? Ou alguém que é considerado um dos “pensadores do mercado financeiro mais influentes do mundo” simplesmente está errado aqui, depois de estar tão certo sobre quando comprar?

Ele comprou no fundo, mas será que vendeu mesmo no topo?

2017 foi o ano em que o Bitcoin fez o seu caminho nos radares das finanças convencionais e fez da moeda digital um nome familiar. Em 2018, no entanto, as expectativas caíram drasticamente, e com isso o preço do BTC. As altas taxas em decorrência do congestionamento da rede, na época, levaram a especulações negativas do futuro do Bitcoin.

Provavelmente pela baixa adoção em comércios e um mercado ainda muito pequeno, a criptomoeda ainda é considerada extremamente volátil e especulativa, tornando-se um bom ativo para traders potencialmente ganharem em cada fundo e pico de preço.

E por mais lucrativo que tenha sido simplesmente guardar o ativo, é tentador não buscar a oportunidade de comprar cada “fundo” e vender em cada “topo”.

A execução, no entanto, é muito mais difícil do que parece. Realmente não há como dizer quando o Bitcoin atinge o topo ou o fundo. Recentemente, foi um exemplo ideal em que dez indicadores técnicos separados estavam emitindo sinais extremamente pessimistas, embora a criptomoeda continuasse subindo.

Por este e outros motivos, a maior parte dos day traders perdem dinheiro ao longo do tempo, como sugere uma pesquisa da FGV.

No entanto, Mohamed A. El-Erian – alguém que é considerado um dos financistas mais brilhantes – conseguiu estabelecer antecipadamente uma zona de compra para o fundo do Bitcoin e, em seguida, executar seu plano no final de 2018 assim que o ativo chegou ao fundo.

Em 29 de junho de 2018, ele disse que Bitcoin seria uma boa compra se caísse para menos de US$ 5.000. Em 20 de novembro do mesmo ano, El-Erian publicou sobre a queda do preço abaixo de 5 mil dólares, na época, por volta de US$ 4.500. Agora, em 2 de dezembro, ele revelou que de fato havia comprado alguns bitcoins, mas que estava atualmente os vendendo.

Compra e venda de economista-chefe da Allianz

Preço do Bitcoin. Fonte: TradingView.

Antes do que muitos acreditam ser a maior corrida de touros da história, ele simplesmente afirma ter vendido seus bitcoins. O economista está errado aqui ou o mercado altista vai demorar um pouco mais para se desenvolver? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!