O trader Raiam Santos, o comediante Jonathan Nemer, e o empresário Fernando Ulrich acusam a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de conluio com fundos de investimentos.

Em vídeo nas redes sociais, a partir de uma postagem de Raiam, eles destacam o short squeeze do ressegurador IRB (IRBR3), ocorrido duas semanas atrás.

CVM e Receita Federal assinam acordo acerca de fundos estrangeiros
CVM e Receita Federal assinam acordo acerca de fundos estrangeiros

CVM

Para eles, a CVM nem tomou as medidas cabíveis, muito menos dentro do prazo adequado, o que seria uma forma de regular o mercado e penalizar empresas e agentes que inflam ações.

De acordo com o vídeo postado, eles alegam que a autarquia deixou o caso correr solto e que as notícias acerca do movimento ilegal ainda foram abrandadas.

Conforme Santos e Nemer, trata-se de uma ação clara visando proteger empresas, fundos e demais agentes envolvidos no movimento.

Short Squeeze

Um short squeeze é um movimento de forte valorização súbita de ativos e uma das operações usadas na área especulativa. O termo, no popular, é manipulação.

Na prática, significa dizer que agentes do mercado tentaram tropicalizar um acontecimento recente, quando as ações da norte-americana GameStop foram infladas em um movimento iniciado por grupos de discussão vinculados à rede social Reddit.

Rixa

No referido vídeo, Raiam ataca um educador-financeiro por seus vínculos com grandes players como Itaú Unibanco, XP Investimentos e outras instituições financeiras que atuam no mercado de capitais.

Ele dá a entender que toda produção de conteúdo por parte do educador sofre pela falta de isenção, já que o mesmo é bancado por gestoras e, por isso, seu material carrega o interesse dos tubarões, em detrimento ao interesse dos pequenos investidores.

Outro lado

Por outro lado, Raiam Santos já foi acionado pela Justiça para apagar outros vídeos postados anteriormente, tratando de assuntos e acusações referentes a agentes e movimentos do mercado de capitais.

Em novembro do ano passado ele também teve sua conta de Instagram suspensa pela própria rede social por comentários xenófobos da região Nordeste.

  • Só clique aqui se já for investidor

O post Vídeo: trader, comediante e empresário acusam CVM de conluio com fundos no rali do IRB (IRBR3) apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br