Cointimes

Warren Buffett ainda não está comprando ações, eis o porquê

Warren Buffett Berkshire Hathaway

O lendário investidor, Warren Buffett, ainda está se esquivando da compra de ações dos EUA, apesar da queda de 20% no índice S&P 500 este ano.

Uma das métricas chave que orienta seus investimentos ainda está em níveis que ele, talvez, considere muito onerosos e exigentes, sugerindo que o pano de fundo ainda não é propício para investidores de valor.

A capitalização de mercado combinada das ações norte-americanas, capturadas pelo Índice Wilshire 5000, totalizou US $37,96 trilhões a partir do fechamento de terça-feira. Isso equivale a 148% do valor de US $25,7 trilhões do produto interno bruto dos EUA no final do terceiro trimestre.

A relação está agora em níveis que prevaleciam no período que antecedeu a primeira onda da pandemia, quando dificilmente alguém teria pensado que as ações ofereciam valor real. Buffett observou uma vez que a compra de ações “pode funcionar muito bem” quando a relação percentual está na área de 80%. 

Enquanto a Berkshire Hathaway está fazendo aquisições na margem, o caixa da empresa no final de setembro era de US $109 bilhões, em comparação com US $105,4 bilhões em junho. Em outras palavras, com as avaliações das ações ainda elevadas, Buffett e seus gerentes de capital estão aparentemente encontrando pouco que lhes interesse, apesar da queda no S&P 500 e Nasdaq este ano.

“Eu o uso como uma importante métrica de valor,” diz Paul Ciampa, um professor de renda fixa do Boston College.

A busca elusiva da Berkshire para encontrar valor em ações não é surpreendente. Em um ambiente onde os Treasuries de dois anos oferecem um rendimento bem acima de 4,50%, os rendimentos de dividendo de 2% no S&P e Nasdaq são praticamente irrelevantes.

Supondo que os dividendos cumulativos dos constituintes do S&P 500 nos próximos 12 meses somem cerca de US $64 por ação, o valor justo implícito por um certo modelo de crescimento, assumindo uma taxa de retorno de 7% sobre as ações e uma taxa de crescimento de 5%, seria de cerca de 3.200.

Com os investidores agora considerando uma taxa terminal acima de 5% para o Federal Reserve, isso implica na improbabilidade de que as ações se tornem mais reativas a curto prazo.

Apesar da queda das ações deste ano, o mercado está longe do que pode ser chamado de zona de valor, o que pode ser bastante significativo sobre quanto elas haviam sido licitadas durante as taxas de juros ultra-baixas dos anos anteriores. Infelizmente, isso significa que uma recuperação rápida não é exatamente o que está por vir.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading