Cointimes

10 mil bitcoins da “era sem lei” foram movidos pela primeira vez em 9 anos

Ator Clint Eastwood bem velho, representando personagem de faroeste, de "era sem lei"

Analistas on-chain identificaram duas transações inusitadas de 5 mil BTC cada que não eram utilizados desde 2013, da chamada “era sem lei” do Bitcoin.

Bitcoins da “era sem lei” chamam atenção do mercado

Normalmente, endereços antigos, há muitos anos sem mover suas moedas, chamam a atenção do mercado ao movimentar os UTXOs, já que isso pode sinalizar intenção de venda, na maioria das vezes. Quando os valores são altos, pertencentes à “baleias”, o alerta é ainda maior, já que o suposto despejo tem potencial para afetar diretamente o preço do bitcoin.

Nos dias 28 e 29 de agosto (domingo e segunda-feira), analistas on-chain identificaram uma movimentação que disparou o “sensor aranha” de muitos investidores, com duas grandes transações de 5 mil bitcoins cada foram realizadas em cada um dos dias.

Observando este output, recebido no dia 29 de agosto (a segunda transação), observamos que os 5.000 BTC foram recebidos pela primeira vez em 19 de dezembro de 2013 e não foram movidos desde então.

bitcoin da "era sem lei" 5.000 BTC recebidos em 19 de dezembro de 2013.

Na época do recebimento, o lote valia cerca de US $2.933.353,17, segundo o Blockchair. No momento em que os fundos foram enviados, na segunda-feira (29), o valor era de aproximadamente US $98.319.182,96 – uma valorização de +3.251% (ou 33,5 vezes).

Dados do endereço de bitcoin de 5.000 BTC: 14RKFqH45xYPMpW4KQ28RB6XtrZ8XpEM5i

Os analistas fizeram referência aos fundos parados como sendo da “era sem lei” do bitcoin, já que em 2013 ainda era um momento em que a tecnologia engatinhava entre cypherpunks e entusiastas inovadores dentro de pequenas comunidades, fóruns, listas de e-mail e pequenos grupos de discussão.

Existiam pouquíssimas opções de compra e venda, com a maioria das transações sendo feitas no formato peer-to-peer, ainda com nenhuma regulamentação sobre o Bitcoin.

Saiba mais: Mais da metade do volume de bitcoin nas exchanges é falso, segundo estudo da Forbes

Suposições sobre o motivo da movimentação

Ao se tratar de uma quantia muito relevante, muitos começaram a especular sobre os motivos da movimentação repentina, já que, conforme observou @JA_Maartun, os 10 mil bitcoin não parecem ter ido para contas de exchanges, já que não houve nenhum aumento significativo das reservas de exchanges – o que seria esperado.

É possível que estes bitcoins da “era sem lei” tenham sido movidos com o objetivo de melhorar a privacidade de seu detentor, já que a quantia foi distribuída em vários outros endereços.

Isso permitiria com que a baleia pudesse fazer pequenas vendas estratégicas, sem chamar a atenção, ou gastar seus bitcoins de outras maneiras, sem dar a conhecer toda sua posse, por motivos de segurança.

É a sétima vez que um volume tão grande foi movido na história do bitcoin

O evento, de qualquer maneira, foi histórico, já que não é nada comum estas moedas tão antigas, de uma “era sem lei”, serem movimentadas assim.

Algo semelhante ocorreu apenas seis vezes em toda a história do Bitcoin, com volumes iguais ou superiores ao atual. E todas elas antecederam fortes quedas de preço. Será que dessa vez será diferente?

Movimentações de 5.000 BTC anteriores, marcadas no gráfico em cruzamento com o preço.

Leia mais:

Mais da metade do volume de bitcoin nas exchanges é falso, segundo estudo da Forbes

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading