Cointimes

Movimento separatista do Texas cria moeda própria, mas tem um porém

Texas

O Movimento Nacionalista do Texas criou um token em blockchain supostamente para incentivar doações e ajudar a separar o Estado dos EUA. No entanto, o tokenomics parece bem ruim.

Desde as últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos que uma parcela dos texanos falam em se separar dos EUA. O deputado Kyle Biedermann e o senador Ted Cruz são dois exemplos de proeminentes separatistas no governo americano, pois o governo federal teoricamente não representa mais os valores dos texanos.

De acordo com o movimento, o povo texano tem mais orgulho de ser do Texas do que dos Estados Unidos por uma questão cultural forte. E, politicamente, o Texas é historicamente considerado um estado republicano, enquanto o partido Democrata ganhou a presidência com a eleição de Joe Biden em 2020.

No âmbito econômico, o Texas provavelmente seria beneficiado com a independência, pois além de ter que lidar com até 800 mil páginas a menos de leis federais e regulamentações, os cidadãos não teriam que pagar mais impostos para a União.

A saída do Texas é realmente possível?

Enquanto os críticos argumentam que a separação seria inconstitucional, o Movimento Nacionalista do Texas (TNM, na sigla em inglês) argumenta que é perfeitamente possível. Tanto o separatismo não é explicitamente proibido na Constituição americana, quanto o governo poderia negociar a independência do Texas pacificamente.

O TNM explica ainda que, em última análise, qualquer questão de autodeterminação é de natureza política, e não uma questão judicial. Por fim, o movimento acredita que uma certa pressão aos legisladores para que coloquem esta questão em votação popular será o necessário para dar início à cisão. 

E, para que eles coloquem cada vez mais pressão para que essa pauta seja discutida, o TNM pede doações tanto em dólares quanto em criptomoedas. Para incentivar as doações, o envio de stablecoin USDC pela rede Ethereum é recompensado com “pontos de lealdade” e possíveis airdrops para a carteira do doador.

pedido de doações
Pedido de doações em criptomoedas na rede ERC-20.

O token se assemelha a um ponzi?

Explicando o “bônus” mais a fundo, a página da TNM diz que doações de pelo menos US $5 receberão 10 mil pontos de lealdade por dólar. Esses pontos serão compartilhados com “um terceiro benfeitor”, segundo o site, para que eles possam entregar tokens texanos sem valor para o endereço fornecido pelos doadores.

A escolha das palavras é particularmente interessante, pois segue o roteiro da PulseChain.com, site oficial da rede escolhida pelo token próprio do movimento do Texas, cujo objetivo explícito é “enriquecer os usuários”.

“Você está se sacrificando para provar quão fortes você acredita que as blockchains são expressões e que a expressão é um direito humano protegido. Esta é uma importante declaração política. Você não deve ter nenhuma expectativa de lucro com o trabalho dos outros. O conjunto de pessoas que se sacrificaram para mostrar seu compromisso com esta declaração política faz com que um grande conjunto de pessoas faça airdrops de graça. Estes pontos de sacrifício não devem ter nenhum valor monetário. Lembre-se, você não está comprando nada, o mundo está apenas percebendo que você está entre um grupo de pessoas que se sacrificaram para fazer uma declaração política. Alguns países tributam seus cidadãos quando eles recebem coisas de valor. A PulseChain e todas as moedas nela contidas são projetadas para começar sem valor, o que é ideal.

Tanto para fugir de impostos quanto para esquivar da classificação de “security” pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, o TEXAN Token segue o roteiro da PulseChain. Vale notar também que o criador da rede é Richard Heart, fundador também do HEX, token comumente comparado com pirâmide financeira por especialistas em criptomoedas.

No whitepaper do token texano, é possível perceber que há uma promessa de rendimento de 5% a 87% anual, de acordo com o tempo em que o holder deixar suas moedas em staking. O rendimento é pago no próprio token, que teoricamente começa sem valor, o que não seria um problema.

No entanto, uma vez que a moeda atinja um valor de mercado, ele é desenhado para que o poder de compra flua de novos entrantes para os antigos holders, que já estão em staking a mais tempo. Os usuários antigos podem desfrutar de seus ganhos sem retirar o valor principal do staking, segundo o site.

tokenomics ruim do Texan Token
O rendimento máximo é atingido após o staking de 22 anos, de acordo com a documentação do TEXAN Token.

Além disso, apesar do projeto afirmar que é deflacionário, a oferta máxima é de 100 trilhões e a oferta circulante pode aumentar rapidamente conforme os usuários deixam suas moedas em staking para receber os gigantescos rendimentos anuais.

Ou seja, o design é muito parecido com o de um esquema ponzi, mesmo que todas as nomenclaturas sejam diferentes com o cuidado de um especialista no ramo como Heart. Na prática, porém, a lógica deste yield farming é melhor explicada com um gif, compartilhado pelo ex-desenvolvedor do Bitcoin Jameson Lopp:

Até o momento da escrita desta matéria, a carteira oficial de Ethereum do TNM detém cerca de US $1.200 em tokens ERC-20, principalmente USDC.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading