Roger Ver, proprietário do Bitcoin.com, finalmente respondeu às críticas depois de listar o controverso token HEX. “Se você não gosta de HEX, não negocie”, escreveu ele no Reddit.

Desde então, a comunidade Bitcoin Cash está criticando que Ver tenha “legitimado” abertamente o controverso projeto HEX.

Leia também:
++ Vídeo que mostra vulnerabilidade do Bitcoin é censurado do Reddit, assista
++ Criptomoedas sem futuro para 2020, o que não comprar
++ Líder da Unick Forex e A2 Trader é assassinado em Curitiba

Enriquecendo o Sr. Heart e o Sr. Ver

O Crypto Twitter vem debatendo a natureza do mais recente projeto de Richard Heart. O token se assemelha muito a um esquema Ponzi, mas Heart tem respondido às críticas.

Lançada como uma plataforma de staking que “supera golpes de atenção e referências usando as mesmas e melhores táticas de vendas que eles usam”, os usuários enviam a ETH para o “Endereço de origem” em troca do token.

Aos detentores de HEX é prometido “retorno de 10.000x em menos de 2,5 anos”.

O CryptoBriefing afirmou que a documentação do projeto deixa claro que Heart está no controle de quase metade dos tokens enviados para o endereço, apesar de declarar o contrário.

Também deve ser observado que, no momento da publicação, o endereço ETH anexado ao projeto registrava US$ 5,7 milhões em transações de entrada.

Embora o projeto apresente vários outros componentes questionáveis (ou seja, um sistema de referência, “Amplificador de adoção”, imposto do fundador), o proprietário desconhecido do endereço de origem é uma bandeira vermelha imediata.

Goldman Sats, um comentador de criptografia, classificou-o melhor em um artigo do Medium no projeto:

“Quando Richard é pressionado a dar informações sobre o endereço de origem, ele se esforça para enfatizar que não é o proprietário e não sabe quem SERÁ o proprietário. Ouvindo ele descrever, parece que você pode acordar amanhã com uma carta não solicitada dizendo que você é o proprietário do endereço de origem HEX. Isso é uma mentira.”

Líderes de esquema Ponzi estão envolvidos no projeto HEX

Richard Heart também recrutou os serviços dos notáveis influenciadores do Bitconnect Trevon James e Craig Grant. O Bitconnect foi um projeto de cripto de código aberto lançado em 2016.

Em 2018, a plataforma foi fechada depois que ficou claro que não passava de um elaborado esquema de pirâmide financeira.

A inclusão desses dois indivíduos naturalmente levou a críticas ainda maiores da comunidade de cripto.

No mais recente desenvolvimento do HEX, Roger Ver agora adicionou o token à exchange do Bitcoin.com. As negociações começaram em 13 de dezembro de 2019.

Nessa versão, eles lembram aos usuários que, se estão “pensando em reivindicar o HEX” para ter certeza de que “usem ferramentas de privacidade para ofuscar seu histórico de transações antes de tomar qualquer ação que possa levar a você”. Isso também pode ser um alerta.

Ao visitar o subreddit do r/BTC, uma comunidade de Bitcoin Cash no Reddit, as críticas à listagem foram severas.

Um usuário escreve que, embora “concorde com Roger Ver e o apóie na maioria de seus empreendimentos, desta vez sua empresa está fazendo algo imperdoável”.

Outros comentários descrevem a preocupação de que associar BCH a HEX inevitavelmente irá manchar a credibilidade do fork do Bitcoin.