O analista de criptomoedas, Timothy Peterson, gerente da CAIA na Cane Island Alternative Advisor, afirma que cerca de 1500 bitcoins são perdidos diariamente. E, segundo ele, apenas 14 milhões de bitcoins estariam em circulação devido às perdas passadas. O número é conflitante com demais estimativas que avaliam os bitcoins em circulação em torno de 18 milhões. 

Se os dados de Peterson estiverem corretos, mais bitcoins são perdidos que criados atualmente. A cada novo bloco minerado, 6.5 BTC entram em circulação. A resolução de um bloco dura cerca de 10 minutos. Isso dá um total de 936 bitcoins extraídos diariamente. Logo, a taxa de inflação estaria em torno -1.47% ao ano.

É praticamente impossível recuperar bitcoins uma vez que as chaves privadas foram perdidas. Qualquer ataque de força bruta para se encontrar bitcoins é completamente inviável. Logo, é possível afirmar que a maior parte desses satoshis estarão para sempre no limbo.

A pesquisa apontada por Timothy diz:

“O dinheiro (que) se foi, não faz mais parte de nenhuma economia em qualquer lugar. Não podem ser transacionados e o custo de recuperação excede o valor obtido na recuperação bem-sucedida”.

Alguns usuários do Twitter, como o Rabino Bitcoin acreditam que essa taxa de perda de 1500 por dia é muito alta. Em resposta, Timothy disse:

“(O) relatório da Chainalysis, se você fizer as contas, diz 1.900 por dia. Meus números são mais conservadores do que isso. Desde 2010, cerca de 4% da oferta disponível de bitcoin foi perdida a cada ano. Isso coloca a oferta disponível atual em cerca de 13,9 milhões de moedas, bem abaixo do número de oferta total de 18,3 milhões divulgado. Isso significa que cerca de 28% de todos os bitcoins foram irremediavelmente perdidos.”

É difícil saber quem está correto nessa história, mas o mais importante é entender a escassez controlada do Bitcoin. Enquanto os bancos centrais do mundo exponenciam a criação de novos papeis moeda, o Bitcoin já pode ser deflacionário.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br