Cointimes

3 ações que podem se beneficiar de um “boom” no setor de metaverso

Metaverso futuro das criptomoedas?

O JPMorgan está de olho nos desenvolvimentos em torno do metaverso, enquanto continua investindo na modernização de seu próprio negócio.

O gigante bancário reconhece o imenso potencial no mercado total endereçável da China para o metaverso, e está explorando ações que poderiam se beneficiar se o metaverso decolar.

Saiba mais: JPMorgan contrata especialista em cripto e metaverso para aumentar sua presença na indústria

Quando o Facebook se renomeou para Meta, todo o espaço do metaverso parecia decolar, e mais olhos estavam voltados para este novo mundo onde os humanos interagem uns com os outros com avatares virtuais 3D. 

No entanto, a propaganda em torno do metaverso ainda não se materializou em adoção no mundo real.

Por outro lado, a JPMorgan revelou suas três empresas chinesas que se beneficiarão desta tendência se ela for adotada, e elas são Tencent (OTCPK: TCEHY), Bilibili (NASDAQ: BILI) e NetEase (NASDAQ: NTES). As escolhas são baseadas na vantagem competitiva que estas empresas possuem em aspectos do metaverso, tais como jogos e redes sociais.   

Triplicação do mercado

O banco alegou que em suas previsões mais otimistas, o mercado de jogos da China quase triplicaria de US $44 bilhões para US $131 bilhões. Tencent e NetEase têm a parceria e os negócios de jogos necessários para prosperar em tal mercado, com jogos no metaverso sendo desenvolvidos.

Por enquanto, a Tencent tem uma participação na empresa Roblox (RBLX), enquanto a NetEase fez uma parceria com a Warner Bros. (WBD) para criar jogos móveis com o tema Harry Potter.

Com alguns dos desafios, os analistas traçaram um paralelo entre a China e os EUA, onde ambos enfrentam escrutínio regulatório. Com as criptomoedas sendo uma parte importante do metaverso fora da China, a questão que as empresas chinesas poderiam enfrentar é que o mercado cripto está sendo banido de dentro do país.

Ainda assim, os analistas afirmaram que essas empresas chinesas poderiam impulsionar a receita de tendências específicas do setor, estimuladas pelo metaverso.

Digitalização das empresas  

Além disso, os analistas do JPMorgan estimam que o mercado total endereçável na China para serviços comerciais e software no metaverso estará próximo de US $27 bilhões, enquanto os esforços de digitalização terão um mercado de US $4 trilhões para cobrir.

Tanto a Tencent como a NetEase possuem uma ferramenta de videoconferência, o aplicativo Tencent Meeting, e o Yaotai da NetEase, um sistema de sala de reuniões virtual. Somando-se a isso, a experiência da Tencent em administrar uma rede social, o Weixin/mobile QQ e o alto envolvimento dos usuários da Bilibili devem oferecer recursos de monetização para essas três empresas.

Um longo caminho pela frente

Apesar de compartilhar o entusiasmo pelo metaverso, os analistas do JPMorgan advertem que a praticidade dessas iniciativas no ambiente empresarial ainda é desconhecida. Além disso, o atual hardware para realidade artificial é desajeitado e incômodo de se desfrutar por um longo período de tempo.

Em suma, o caminho à frente será provavelmente longo, e serão necessários avanços tecnológicos adicionais, que ainda não estão nos planos, visando facilitar a transição para o metaverso e tornar todo o exercício viável, divertido e, acima de tudo, lucrativo. 

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading