Cointimes

3 indicadores que acompanham a recuperação do bear market

receita federal

Decretar se o mercado de baixa (bear market) já terminou está sendo a tarefa mais difícil dos últimos dias para os analistas de criptomoedas. Veja alguns indicadores que podem nos ajudar a entender onde estamos.

O bitcoin botou o pé no acelerador desde o início do ano, deixando para trás o prejuízo ocasionado pelo pânico do mercado com a notícia da queda da FTX.

Com isso, o BTC chegou a quase bater o recorde de maior sequência de altas diárias da história do criptoativo.

O gráfico de preços não nos deixa mentir, a demanda está crescendo. Mas quanto?

preço do bitcoin

Segundo a Glassnode, empresa especializada em dados on-chain, uma boa forma de medir a demanda é observando o aumento da atividade na rede.

Para isso, ela considera novos endereços únicos na rede em comparação com a média mensal e anual para identificar mudanças relativas de ritmo, buscando entender quando as marés estão virando para a atividade on-chain.

Indicador de momentum de novos endereços

Para a empresa de análises, ocorreu “uma explosão inicial de impulso positivo” no início de novembro de 2022. Porém, isso tem sido mantido por apenas um pouco mais de um mês até agora.

Outro indicador interessante, analisado pela Glassnode no relatório chamado “Oportunidade ou armadilha”, é o de convicção persistente. Ele analisa o custo de aquisição dos bitcoins dos detentores de longo prazo em relação à cotação atual.

“O rastreamento desta métrica mostra que após 6,5 meses, o preço de mercado finalmente se recuperou acima da base de custo de longo prazo dos detentores a US $22,6k. Isto denota que o holder de longo prazo médio está apenas um pouco acima de sua base de equilíbrio.

Considerando a duração do MVRV de detentores de longo prazo negociado abaixo de 1 e o valor impresso mais baixo, o mercado de ursos em andamento tem sido muito comparável com 2018-2019 até agora.”

Long Term Holder MVRV

Como o gráfico mostra, a zona verde representou historicamente bons momentos de entrada para o investidor de bitcoin.

Por fim, o múltiplo de Puell, que indica o quão bem os mineradores estão sendo remunerados (em dólar) em relação ao histórico de um ano, escapou com força da zona “barata”.

Múltiplo de Puell

Em poucos dias, a métrica foi de seu fundo de 0,35 para um pico local de 0,89. Isso revela uma melhoria significativa para a situação do minerador médio de bitcoin desde 10 dias atrás, quando o analista e CEO do Cointimes Isac Honorato comentou sobre o Puell.

Conforme esclarece a primeira imagem do tweet acima, todos os 3 principais ciclos de alta (impulsionados pelo halving) contaram com uma fuga forte do múltiplo de Puell da área verde.

Mas qual a sua opinião sobre o atual momento para a dinâmica de preços do bitcoin? Deixe um comentário abaixo ou leve a discussão para a comunidade do Cointimes no Discord!

Quer saber sobre a visão do Cointimes para as finanças descentralizadas para o ano de 2023? Leia o relatório completo e gratuito sobre DeFi aqui.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading