Cointimes

Sentimento do mercado se recupera após queda da FTX

Moeda de bitcoin com fundo de gráfico verde em alta

O bitcoin ficou profundamente negativo por semanas no Coinbase premium, um dos indicadores que mostra um sinal de “acúmulo de baleias,” após o colapso da FTX.

Os sinais positivos da reversão dessa métrica sugerem que os investidores norte-americanos poderiam ter mudado sua estratégia. Ao mesmo tempo, o índice de medo e ganância do Bitcoin (Fear and Greed) também saiu de seu estado mais desesperado, sugerindo um sentimento de mercado mais próspero.

Coinbase premium está no verde

Novembro de 2022 acabou sendo um dos meses mais agitados da história da jovem indústria que viu um de seus gigantes, a FTX, assim como todas as suas afiliadas passarem de prósperas para falidas em dias. 

O colapso do antigo império de SBF ecoou dentro e fora da indústria cripto, prejudicando inúmeras empresas relacionadas no processo. Até mesmo gigantes de Wall Street, bem como entidades apoiadas pelo estado, tiveram exposição à exchange.

Saiba mais: De Gisele Bündchen a BlackRock: os investidores da FTX

De certa forma, o preço dos ativos cripto caiu bastante. O bitcoin, por exemplo, caiu de mais de US $21.000 para uma baixa de dois anos, de US $15.500. Como os investidores estavam correndo para tirar suas participações das exchanges ou simplesmente vendê-las a todo custo, o Coinbase premium, tipicamente usado para determinar o sentimento geral dos grandes investidores (às vezes institucionais) dos EUA, caiu em um território profundamente negativo.

De acordo com o CEO da CryptoQuant, no entanto, os ventos começaram a mudar. A métrica subiu depois de sua baixa de vários anos, que ofuscou até mesmo a baixa de julho, e mostrou os primeiros sinais positivos em semanas: 

Medo e ganância: novo momento no sentimento do mercado

Outra métrica que fornece o sentimento geral em relação ao bitcoin e a toda a indústria é o índice BTC Fear and Greed. Com base em pesquisas, comentários em redes sociais, movimentos de preços, etc., os resultados finais variam de 0 (medo extremo) a 100 – (ganância extrema).

Como esperado, o índice não tenha visto “ganância” ou “ganância extrema” em muitos meses. Como a maioria dos preços está cerca de 75-90% abaixo de seus respectivos picos registrados no ano passado, o índice tem sido inferior à marca de 50 durante a maior parte de 2022. 

Índice medo e ganância em 1º de dezembro 2022. Via alternative.me

De maneira semelhante ao Coinbase premium, o índice de medo e ganância saiu de seu estado mais desfavorável e está atualmente em apenas “medo,” na marca dos 27. Isto coincidiu com os preços do BTC subindo para além dos US $17.000, no momento da redação sendo negociado a US $17.213, bem como as especulações de que este ciclo de baixa poderia terminar em breve.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading