Olá, Hodlers!
Bem-vindos à nossa quarta edição de “O HODLER”, a melhor – agora já estamos muito confiantes mesmo, haha – newsletter do mercado crypto brasileiro.
Hoje quero falar de algo que venho abordando há algum tempo em lives e conversas pelas redes sociais: o fantasma do mercado, o inverno crypto.
O Bitcoin subiu acima de $30k nas últimas semanas, mostrando uma performance incrível! É a segunda vez que os retornos semanais chegam a +36%, fazendo com que o Bitcoin seja, mais uma vez, o melhor ativo do ano. Isso indica que o inverno acabou?
A primeira vez que comecei a falar sobre o fim do inverno foi em novembro do ano passado, em um tweet com uma análise super básica sobre o ciclo de mercado, os famosos 4 anos.

Foi bem nesse mês que lançamos um relatório que mostrava que o MVRV Z-Score tinha atingido -0.35, uma região de fundo desse indicador, que já havia sido fundo de preço nos últimos anos.
Seria um sinal? Do universo – universo de dados, lógico – para o mercado?
Parece que tivemos uma virada de jogo bem favorável. Vamos analisar alguns indicadores para entender se realmente saímos do bear market.
🌐 Um dos melhores indicadores: MVRV-Z Score
Como já falei dele, vou explicar melhor e mostrar na prática como usá-lo.
Resumidamente, o MVRV Z-Score identifica quando o valor de mercado está muito acima ou abaixo do valor realizado. Ele indica o topo dos ciclos de mercado (linha vermelha na caixa rosa) e bons momentos para comprar Bitcoin (linha vermelha na caixa verde).

O gráfico MVRV Z-Score é útil para prever o preço do Bitcoin em condições extremas de mercado. Ele prevê quando o preço do Bitcoin pode recuar ou aumentar, baseando-se na posição do Z-score. Historicamente, ele identificou as principais altas de preço do Bitcoin em até duas semanas.
Foi usando esse indicador que fiz saídas semanais do mercado no último ciclo após ele tocar a área vermelha e iniciei os aportes grandes quando ele tocou a área verde.
🤝 Bitcoin e ouro: amigos inseparáveis?
Faz tempo que falo que gostaria de ver o Bitcoin descorrelacionado com o mercado de ações e vê-lo mais próximo do ouro. Enfim, está acontecendo.
É interessante notar que, nos últimos 12 meses, a performance do Bitcoin tem ficado cada vez mais parecida com a do ouro. Isso mostra que a galera está levando a sério o conceito de dinheiro seguro e o risco envolvido nas transações.

🔄 Ciclo dos HODLers
Nosso ciclo? Sim, somos importantes para o mercado.
Estamos em ATH – All time high para os leigos – com mais de 11 milhões de endereços ativos com pelo menos 0.01 BTC.

Temos cada vez mais pessoas no Clube dos 21 – é o nome que dou para as pessoas que já têm pelo menos 1 BTC dentre os 21 milhões que existem – e, para ser mais exato, são 993.118 carteiras.

Podemos analisar também o ciclo atual do mercado de Bitcoin olhando o comportamento dos LTHs (aqueles que seguram as moedas por mais tempo). Eles passam por 3 fases: “Plateau of Patience”, “Peak HODL” e “Distribution upon Breaking ATH”.
No momento, estamos na fase do “Plateau of Patience”. – ENTÃO PACIÊNCIA, MEU QUERIDO!

🌈 Bitcoin Rainbow é pura felicidade
Você pode até estar se perguntando: então já perdi o bonde de novo?

Não, o pior já passou, mas ainda temos muita coisa pela frente, e você tem tempo para acumular. Dê uma olhada no Bitcoin Rainbow e veja como ainda estamos na fase “Fire Sale” e começando a entrar em “Buy”.

Eu nem estou trazendo análise gráfica para esse papo, mas pelo jeito, o mercado de Bitcoin está se recuperando bem, e os HODLers ainda estão dominando o cenário.
Na minha visão o pior já passou e só vamos ver o nosso querido bitocin naqueles preços se o CAOS se instaurar na terra.
O Bitcoin está numa posição neutra; não está muito desvalorizado, essa faixa de preço já passou e está muito longe de estar muito supervalorizado.
E aí, o que acharam? Será que o mercado urso realmente ficou pra trás? Deixem aí nos comentários suas opiniões e vamos juntos nessa onda cripto! 🌊🏄♂️
Até a próxima, galera! 👋 E não se esqueçam de mandar aquele like e compartilhar com os amigos! 😉
Atenção: Alguns desses dados e insights foram retirados do relatório da Glassnode.