O preço do bitcoin está caindo conforme a briga entre Elon Musk e os bitcoiners se intensifica. Mas muito mais coisas estão rolando no cenário macro e por isso fizemos esse resumo do que de mais importante pode impactar sua semana no mercado de criptomoedas. 

Preço do bitcoin vai continuar caindo?

O preço do bitcoin voltou a faixa dos US$40.000,00 após a Tesla anunciar que não vai mais aceitar a criptomoeda como meio de pagamento. A queda acumulada nos últimos 30 dias, como mostram os dados do Coingolive:

Histórico de preços do Bitcoin.

Historicamente, as bull runs do bitcoin sempre tocam na média móvel de 200 dias pelo menos uma vez, conforme notou o analista @dilutionproof:

“Toques da média móvel de 200 dias durante as bull runs:

– 2013: 2x

– 2017: 1x

– 2021: 0x (até agora)”

Para ele, não seria uma surpresa se o bitcoin caísse para os US$38 mil.

Análise gráfica do histórico de preços

Além do mais, Elon Musk está entrando em conflito com a comunidade do bitcoin e já revelou sua vontade de dar “all-in” na Dogecoin. O bilionário mudou de sentimento repentinamente sobre o BTC e ele tem conseguido influenciar o preço das criptomoedas com apenas alguns tuítes. 

Não é possível saber se o preço do bitcoin vai cair ou subir, quem falar que consegue prever com certeza está mentindo, mas se tivermos uma venda da Tesla poderemos observar uma queda ainda mais forte. Está na hora de separar quem está no longo prazo de quem quer dinheiro fácil. 

Ativação do Taproot 

A tão esperada ativação do Taproot do bitcoin está cada vez mais próxima da realidade.  Já temos 77,60% do poder de hash nas pools sinalizando positivo para a ativação, com a Binance Pool, Okex Pool e BTC.com a caminho de sinalizarem 100% dos blocos. 

Tabela com a votação de cada Pool

Provavelmente não teremos a ativação nessa semana, visto que os blocos com sinal negativo estão sinalizando no limite de 10%, bastando apenas mais um para termos que aguardar mais 2 semanas. 

O consenso para qualquer atualização no bitcoin é complexo e muitas vezes exige coordenação entre desenvolvedores diversos, mineradores e usuários. De qualquer forma, é bom ficar de olho no Taproot.watch nessas semanas decisivas. 

Upgrades da semana

No podcast Dogecoin: a piada mortal | Bits Semanais #9 elencamos os 3 maiores upgrades desta semana. 

O maior deles será o anúncio da Crypto.com que revelará o roadmap para o blockchain da CRO – token da corretora. A ideia é competir com a Binance Chain:

Altcoins e energia verde no Bitcoin

As altcoins vistas pelo mercado como mais eficientes e limpas ganharam destaque na semana passada, a Nano chegou a subir 60% perante o bitcoin em um movimento de especulação sobre qual criptomoeda a Tesla escolheria. 

Depois da alta, o mercado de altcoins volta a amargar quedas e acompanha, em sua maioria, o bitcoin. Mas a preocupação ambiental com a mineração de criptomoedas apenas começou a tomar forma. 

Um bom exemplo disso é a Aro Blockchain, empresa de mineração de criptomoedas, que tem aumentado seus investimentos em direção à mineração de bitcoins ecologicamente correta. A empresa adquiriu dois centros de dados com energia hidrelétrica no Quebec, Canadá, como bem informou em um comunicado à imprensa na Bolsa de Valores de Londres, onde está listada. 

Os dois data centers somam 20 megawatts de capacidade de energia, atualmente abrigando parte significativa dos equipamentos de mineração de bitcoin da Argo. Além disso, a aquisição visa proporcionar à empresa estabilidade a longo prazo, aumentando seu controle sobre as instalações que abrigam suas máquinas de mineração. 

A qualquer momento a Tesla pode anunciar que aceita uma nova moeda, assim como o desenvolvimento do Dogecoin poderá mudar o sistema de consenso para PoS – visto que Elon Musk afirmou que está trabalhando com a Doge para que isso se torne uma realidade. Não há certezas, apenas especulações.

Inflação e dólar

O dólar vem em uma tendência de queda nas últimas semanas, o índice de preços ao consumidor foi o maior dos últimos 12 anos e o dólar enfraqueceu globalmente. Isso ajudou a derrubar ainda mais a cotação do BTC nacional.

Veja também: Impressão monetária pode aumentar a desigualdade, admite Banco Central do Canadá


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das maiores exchanges do Brasil e do mundo, e compre Bitcoin, Ethereum, USDT e outras principais criptomoedas pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!