Pra todos que gostaram da nossa última postagem sobre 5 indicações de livros sobre o Bitcoin, estamos voltando com mais uma lista; dessa vez, escolhemos 5 filmes para você curtir nesse fim de semana!

1. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz

O filme fala sobre a história de Aaron Swartz, o programador que ficou reconhecido por seu hackativismo, além da co-autoria do feed RSS e sendo um dos co-fundadores da rede social Reddit.

Ele já foi preso em 2011 por invadir o campus de Harvard à noite, e foi acusado meses depois de fraude eletrônica e obtenção ilegal de um computador protegido.

Teve várias passagens posteriores pela polícia estadunidense, até cometer suicídio em janeiro de 2013.

O filme retrata a vida e o legado do programador, e é uma boa reflexão sobre a situação da liberdade política que, por sua vez, é um ponto de vista diretamente ligado aos fundamentos do Bitcoin.

2. TPB AFK: The Pirate Bay Away From Keyboard

O filme sueco conta sobre a origem dos três fundadores do site, The Pirate Bay: Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Svartholm. O site de rastreamento de torrents se tornou, então, o maior site de pirateamento e torrent do mundo.

O filme foi gravado de 2008 a 2012, e também retrata sobre o “Julgamento do Pirate Bay” que ocorreu em 2009 seguida de acusações jurídicas na Corte do Distrito de Estocolmo.

O site aceita bitcoin como meio de receber doações e já se envolveu em polêmica envolvendo criptomoedas, quando foi acusado de usar o PC dos usuários para minerar Monero.

3. Ulterior States [IamSatoshi Production, disponível no Youtube]

O projeto é um documentário de Tomer Kantor, que faz pesquisas sobre as origens e o “significado de Satoshi Nakamoto”. A investigação não-acadêmica traz inúmeros nomes de peso, dentro e fora do ecossistema do Bitcoin.

O documentário tenta explorar as motivações da sociedade que levaram à criação da criptomoeda, e o que a mantém viva nos dias atuais tentando se livrar do sistema econômico centralizado. Dentre os participantes especiais, até mesmo Andreas Antonopoulos e Julian Assange aparecem no projeto.

4. The Rise and Rise of Bitcoin

O filme-documentário de 2014 segue o programador e aficionado Daniel Mross, um entusiasta ávido de Bitcoin, e seu irmão, Nicholas. Eles produziram o projeto pois acreditavam que as criptomoedas seriam o futuro definitivo da moeda mundial.

Durante o documentário, há várias entrevistas com empresas e pessoas que tiveram importantes papéis na expansão do Bitcoin. O filme também está disponível na Amazon.

5. Banco ou Bitcoin (Banking on Bitcoin)

Disponível na Netflix, o documentário de 2016 fala sobre as origens do Bitcoin e como ele evoluiu ao ponto de financiar empresas, negócios e transformar pessoas.

De bilionários até banqueiros, o documentário toca em como a “mera criptomoeda” foi capaz, e ainda é, de transformar tantos aspectos dos Estados Unidos e do mundo todo em um futuro próximo.

E a propósito, os irmãos Winklevoss (os Bitcoin Billionaires), que também recomendamos na lista de 5 livros para ler sobre Bitcoin, também aparecem nesse filme.

Mais recomendações

Se você gostou da lista de livros e filmes sobre Bitcoin, que tal dar uma olhada na nossa matéria sobre músicas que falam de Bitcoin também?

Quer ver mais listas de recomendações e outros jeitos de aprender sobre o Bitcoin e outras criptomoedas? Então fiquem ligados ao nosso site e nossas páginas do Facebook, Twitter e Instagram!