Cointimes

5+1 projetos de infraestrutura DeFi para ficar de olho em 2023

DeFi (Finanças Descentralizadas)

Segundo nossos analistas, estes são os 5+1 projetos de infraestrutura mais promissores no mercado DeFi atualmente. Veja quais são.

BNB Chain

Entre os projetos de infraestrutura, BNB Chain conta com uma das melhores equipes do mercado, ao trabalhar lado a lado com a Binance e contar com financiamento direto da
maior exchange centralizada em volume de negociação do mercado.

A BNB Chain também é uma estrutura de contratos inteligentes muito fácil de interagir e foi a escolha preferida da grande maioria dos projetos de GameFi em blockchain e como launchpad de DApps e gameficação de projetos. BNB possui um modelo de negócio bem estruturado, com boa geração de receitas e o token tem uma proposta clara de geração de valor para usuários e investidores, com múltiplas funções e demanda bem definida.

No entanto, é preciso entender que a rede é permissionada, o que significa que apenas nodes autorizados podem validar suas transações e o Grupo Binance possui alta influência sobre a governança do token e sobre a segurança da rede e seus contratos inteligentes.

Polygon

Polygon MATIC

Polygon é outro projeto que se destaca com uma equipe altamente eficiente e bem conectada no mercado. A equipe por trás da rede de segunda camada do Ethereum conseguiu firmar importantes parcerias em 2021 e 2022, como Google, Instagram/Meta, OpenSea e diversas outras grandes marcas conhecidas e de referência.

A equipe também se mostrou capaz no que diz respeito a desenvolvimento e qualificações técnicas, além de liderar um projeto com uma proposta de valor clara, um modelo de
negócio rentável e muito bem financiado.

O ponto de atenção relacionado ao MATIC é semelhante ao do BNB e diz respeito a um alto grau de centralização. Não dos validadores, por rodar em uma rede não-permissionada, mas do contrato inteligente do token que já possui cerca de US $2 bilhões em ativos de usuários e investidores, mas é controlado por uma carteira multi-assinatura 5:8.

Isso significa que, com apenas 5 das 8 chaves privadas associadas à carteira do contrato inteligente da Polygon, um conluio poderia realizar todos os tipos de operações neste contrato inteligente, afetando diretamente o capital dos usuários.

Tron

Da mesma forma que Curve é uma das principais plataformas de liquidez e intercâmbio de stablecoins, a Tron é uma das principais redes para uso destas moedas estáveis, principalmente daquelas lastreadas ao dólar.

No entanto, o token TRX não possui uma proposta clara de geração de valor para usuários e investidores e o crescimento de outras redes e ecossistemas mais completos e com um maior número de protocolos e soluções em desenvolvimento – que permitem o uso das stablecoins em plataformas descentralizadas – acabam oferecendo vantagens competitivas mais claras.

A equipe da Tron, liderada por Justin Sun, precisaria de uma melhor estruturação de seu modelo de negócio para se manter relevante entre as demais infraestruturas.

Avalanche e Fantom

Avalanche e Fantom acabam liderando o ecossistema DeFi e de desenvolvimento de aplicações descentralizadas em redes com foco em descentralização e não-permissionadas – onde não precisa-se de autorização para rodar um node validador e participar ativamente da segurança e do consenso das redes.

Avalanche

Ao se tratar de projetos desenvolvidos pela comunidade, a avaliação de equipe é mais complexa. No que se diz respeito à Avalanche, a fundação do projeto se mostrou extremamente competente e já é referência no setor para documentação de infraestrutura, possuindo uma das documentações (whitepapers) mais completas da indústria de Web3.

A equipe se viu envolvida em algumas situações polêmicas e de informações conflitantes em 2021 e 2022, com divulgação de alguns dados financeiros incorretos, como TVL e capacidade da rede em transações por segundo, mas a comunidade é muito ativa e participativa no desenvolvimento da estrutura que envolve 3 subnets e um protocolo de consenso inovador.

Fantom

Fantom

A rede da Fantom também utiliza um protocolo de consenso inovador, baseado em DAG
que permite maior escalabilidade sem abrir mão da segurança. E o token FTM,
assim como o token AVAX, possui uma proposta de valor clara para usuários e
investidores, boa geração de receitas no ecossistema e um bom número de protocolos DeFi sendo desenvolvidos em cada uma delas.

São dois projetos para acompanhar em 2023, existindo uma maior assimetria de valor e preço na FTM, que perdeu muito de sua capitalização de mercado com a saída do fundador. Maior assimetria significa mais risco, mas também um maior retorno esperado, caso o projeto se mostre um sucesso.

Ethereum

Logo do Ethereum brilhando sobre uma cidade escura

Há tanta coisa para ser dita sobre o líder do mercado DeFi que preparamos um especial de cinco páginas só sobre o Ethereum. Ele está no nosso relatório completo, que disponibilizamos de forma totalmente gratuita para vocês. São 40 páginas de conteúdo exclusivo sobre nossa visão para o mercado DeFi em 2023

Quer aprender mais sobre DeFi e como investir de maneira mais informada na indústria cripto? Acesse o relatório completo do Cointimes Club e participe do nosso Discord.

Leia também:

Cointimes Originals

FAST NEWS

Você só precisa de 5 minutos por dia para ficar atualizado sobre o mercado cripto.

👥 Junte-se a +100 mil usuários que confiam no Cointimes

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading