Cointimes

Lavagem de dinheiro com serviços clandestinos aumentou em 2022

crédito ou débito? Mulher com dúvida

A lavagem de dinheiro é o que permite que criminosos acessem os fundos que conseguiram com suas atividades ilícitas, e não é diferente no mercado cripto.

Como explicado pela Chainalysis no relatório sobre o assunto, “o objetivo da lavagem de dinheiro na indústria cripto é mover fundos para endereços onde sua fonte criminosa original não pode ser detectada, e eventualmente para um serviço que permita que a criptomoeda seja trocada por dinheiro, o que geralmente significa exchanges.”

Por isso, no setor, a atividade de lavagem de dinheiro tipicamente envolve dois tipos de entidades on-chain: serviços intermediários e carteiras, que podem incluir carteiras pessoais, mixers, e mercados na dark web; e serviços que permitem a troca de criptomoedas por dinheiro fiat, “uma vez que os fundos não podem mais ser rastreados na análise de blockchain.”

Com isso em mente, Chainalysis foi capaz de investigar a lavagem de dinheiro na indústria cripto durante 2022. No total, endereços ilícitos enviaram quase $23,8 bilhões de dólares em criptomoedas durante o ano, um aumento de 68,0% em relação a 2021.

Total de criptomoedas lavadas por ano (em dólar). Via Chainalysis.

“Como é normalmente o caso, as exchanges centralizadas foram o maior destinatário de criptomoedas ilícitas, recebendo pouco menos da metade de todos os fundos enviados de endereços ilícitos. Isso é notável porque essas exchanges geralmente têm medidas para relatar a atividade e intervir contra os usuários em questão, mas são onde as criptomoedas são transformadas em dinheiro.”

Hacks, DeFi e lavagem de dinheiro

Destino de fundos saindo de carteiras ilícitas. Via Chainalysis.

Como ilustrado no gráfico acima, mais fundos ilícitos foram enviados para os protocolos DeFi do que nunca. Entretanto, esse tipo descentralizado de serviços financeiros não é utilizado no processo de lavagem porque, ao contrário de serviços centralizados, toda a atividade é registrada on-chain.

Vale mencionar também que os protocolos DeFi não permitem a conversão de criptomoedas em fiat, portanto, a maioria desses fundos provavelmente são transferidos para outros serviços.

Se você gostaria de saber mais sobre as tendências e projetos DeFi legítimos para este ano, você pode acessar e ler gratuitamente o relatório do Cointimes Club: A visão do Cointimes para DeFi em 2023.

Como observado pela Chainalysis, hackers que possuem criptomoedas roubadas são a única categoria criminosa que envia a maioria dos fundos para os protocolos DeFi, sendo 57% do total.

Além dos hackers, os criminosos enviam a maioria de seus fundos diretamente para exchanges centralizadas, com exceção dos vendedores e administradores de mercados na darknet, que “enviam a maior parte de seus fundos para outros serviços ilícitos, alguns dos quais podem oferecer serviços de lavagem de dinheiro.”

Serviços clandestinos na darknet

O uso geral de mixers diminuiu em 2022, mas o uso ilícito atingiu um recorde histórico, absorvendo 8% de todos os fundos enviados de endereços ilícitos no último ano. De acordo com a Chainalysis, os serviços clandestinos de lavagem de dinheiro são uma preocupação crescente, especialmente porque a empresa tem observado o crescimento de serviços que não são tão acessíveis ao público quanto os mixers padrão.

“Alguns funcionam simplesmente como redes de carteiras privadas, enquanto outros são mais parecidos com exchanges ou mixers instantâneos. Geralmente, o que os liga é que eles movem criptomoedas para exchanges em nome dos cibercriminosos, fazendo a troca por moedas fiat ou criptos limpas, e depois as enviam de volta para os criminosos.”

Ainda assim, os lucros criminosos caíram em 2022, de US $12 bilhões no final de 2021 para apenas US $2,9 bilhões no ano passado. A queda dos valores durante o mercado de baixas e as apreensões bem sucedidas por órgãos oficiais são as causas mais prováveis disso.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!