O estudo concluiu que os investidores de varejo mais jovens têm menos medo do mercado cripto após o crash do ano passado.
A maioria dos investidores de varejo, ou seja, os pequenos investidores, ainda está muito interessada em investir em ativos digitais, apesar de passarem por o que é indiscutivelmente o pior mercado de baixas da história cripto.
De acordo com um relatório de pesquisa da plataforma eToro, mais de dois terços, aproximadamente 69%, dos investidores de varejo revelaram que estão otimistas ou têm sentimentos mistos sobre o impacto da prolongada retração do mercado registrada no ano passado. O terço restante, aproximadamente 31%, afirmou insegurança em investir no setor após o colapso.
Comentando este interesse renovado dos investidores de varejo, o estrategista de mercados globais da eToro, Ben Laidler, disse:
“O fato de dois terços dos investidores de varejo se sentirem indiferentes, ou até mais positivos, após o pior ano para os mercados, pode parecer estranho. Mas a maioria deste grupo pensa em anos e décadas. Para aqueles com horizontes temporais mais longos, o final de 2022 ofereceu uma chance de comprar com valores mais baixos, melhorando as perspectivas de retorno a longo prazo.”
Confiança do investidor de varejo retorna
O relatório, que entrevistou 10.000 investidores varejistas de 13 países e três continentes, revelou que o maior motor da confiança renovada dos investidores na indústria cripto é o medo cada vez menor da ameaça de alta inflação entre os investidores.
O estudo concluiu que, no final do terceiro trimestre de 2022, cerca de 24% dos investidores de varejo consideravam a ameaça percebida de inflação o maior risco para suas carteiras de investimento.
Entretanto, no final de 2022, a preocupação com a inflação havia caído para 19%, enquanto cerca de 22% dos entrevistados citaram a recessão global como a principal ameaça às suas carteiras de investimentos que avançam para 2023.
Como resultado, muitos investidores estão ajustando suas carteiras, com a alocação de caixa subindo para 50% e adicionando ativos mais seguros como saúde e serviços públicos.
A pesquisa também descobriu que os investidores mais jovens têm o menor medo dentro do mercado cripto, enquanto os investidores mais velhos são mais relutantes.
Cerca de 76% dos jovens investidores de varejo entre 18 e 34 anos se sentem otimistas ou indiferentes em relação à tendência de baixa, enquanto apenas 60% dos investidores acima de 55 anos sentem o mesmo em relação ao mercado cripto.
Leia também: