Perder ou ter algum computador roubado é sempre uma péssima experiência, contudo, a situação fica pior se os seus dados forem expostos ou usados em uma extorsão.

Enquanto não há muito o que fazer para se defender de ladrões físicos, no campo digital as armas estão nas mãos dos usuários. Para os donos de bitcoin e criptomoedas, é essencial ter todos os dados do celular e computador criptografados.

Muitas vezes, o criminoso pode usar de dados dos próprios usuários para descobrir senhas com mais facilidade, incluindo as das carteiras de bitcoin.

Então como ter os dados a salvo mesmo quando seu dispositivo for roubado?

A melhor maneira de manter seus bitcoins e dados seguros nesses casos é implementar criptografia de disco em todos os seus dispositivos.

A criptografia de disco transforma em código ilegível todos os dados no seu HD, apenas se o criminoso tiver a senha ele consegue acessá-los.

Ela é geralmente feita por softwares específicos de cada sistema operacional. É importante antes de realizar qualquer procedimento, fazer um backup de todos os seus dados.

Criptografia de disco no Android

O Android conta com uma ferramenta de criptografia de disco embutida e muito fácil de utilizar.

Embora, em alguns casos, seja necessário desabilitar o desbloqueio por impressão digital no momento do boot, ainda vale a pena fazer o procedimento.

Linux e Windows

As duas soluções têm um software em comum, o TrueCrypt/Veracryt. Tanto o Windows, quanto o Linux também têm outros softwares específicos de criptografia.

Geralmente, quando se instala uma distribuição Linux é possível criptografar o disco desde o começo com o software Luks.

Enquanto que para o Windows, temos o Bitlocker, não tão seguro quanto as duas opções anteriores, mas que já resolve o problema em casos de roubo.

Backups criptografados

Certo, você criptografou seu HD, agora como salvar os dados na nuvem com segurança e fazer um bom backup?

Tanto para mobile ou desktop, o Cryptomator é a pedida para ter sua nuvem devidamente criptografada e sincronizada. Ele funciona com IOS, Android e Windows.

cryptomator criptografia na nuvem

Utilizando os softwares acima, você estará protegido de muitas ameças. Vale a pena gastar um pouco de tempo melhorando sua segurança, principalmente se você tem bitcoins.

Veja também:

Quais são as melhores carteiras de Bitcoin?

Desenvolvedor que teve a casa invadida e sofreu tentativa de extorsão de bitcoins