A Ripple Labs. publicou uma nova postagem destacando suas expectativas para 2021. O gerente geral da RippleNet, Asheesh Birla, acredita que a linha entre a indústria de criptomoedas e os bancos ficará “confusa”. Ele espera que os ativos digitais sejam capazes de obter uma fatia maior do mercado de empresas do setor financeiro.

Birla acrescentou que a entrada de empresas como PayPal, Square e Robinhood na indústria permitiu a adoção no mainstream. Com isso em mente, a Ripple prevê mais competição do setor das fintech para o setor bancário, impulsionada por uma “regulamentação mais rígida”. Isso também se reflete nas criptomoedas que começaram a solicitar licenças bancárias, como a empresa respaldada pela Visa Anchorage. 

A maré está virando. É possível que possamos até ver uma empresa de fintech ou criptomoeda adquirir uma instituição financeira tradicional no próximo ano.

No entanto, a regulamentação da indústria de criptomoedas nos Estados Unidos continuará sendo um dos principais problemas. A Ripple está enfrentando um processo da Securities and Exchange Commission (SEC), cujo desfecho pode ter consequências inesperadas para todo o ecossistema.

Ainda assim, a mudança na administração do presidente dos EUA pode ser um vislumbre de esperança, trazendo uma estrutura regulatória unificada e a aplicação de um processo “simplificado” para empresas como a Ripple, de acordo com o conselheiro geral da empresa. 

Os regulamentos deixaram a indústria de blockchain em um “estado de limbo” e a equipe de Biden poderia ser será capaz de entender que manter a inovação é importante para os setores público e privado.

Regulamentações inteligentes e bem elaboradas comunicadas de forma eficaz e uniformemente aplicadas podem ajudar a nivelar o campo de atuação e liberar a inovação e a adoção mais ampla aqui nos EUA.

Setor DeFi

O chefe de DeFi da Ripple, Michael Zochowski, estima que as finanças descentralizadas terão “mais tração em 2021”. Ele também acredita que os primeiros protocolos DeFi consolidarão suas posições ou serão adotados por grandes empresas:

Mas os realmente úteis – provavelmente os aplicativos mais simples que replicam serviços financeiros como ativos embrulhados ou exchanges descentralizadas – devem continuar a ganhar impulso com os usuários.

Como resultado, o setor DeFi pode ver um crescimento em usuários, protocolos criados e “pontes interoperáveis ​​entre redes e aplicativos”. Cardano pode ser um dos maiores competidores nesse aspecto. Consequentemente, o Ethereum pode perder participação no mercado como a blockchain líder em DeFi. 

O Ledger XRP também pode ter espaço na corrida DeFi com o lançamento da Flare Networks. Além disso, tokens fungíveis e a emissão de stablecoins também terão grande apoio da comunidade, de acordo com Zochowski:

Esperamos que a tendência de tokenização de ativos se acelere em XRPL, particularmente a emissão de stablecoin, com várias implantações de produção em produtos corporativos construídos em ferramentas novas e aprimoradas.

Leia mais: “Ninguém segura o progresso”, diz CEO da Coinext sobre regulamentação

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br