Cointimes

A probabilidade de recessão é ‘muito alta’ à medida que a inflação persiste, diz ex-vice-presidente do Fed

Queimando dólar com isqueiro

Com os números do índice de preços no consumidor (IPC) excedendo as expectativas, as preocupações inflacionárias e a especulação de uma recessão são evidentes.

Os mercados mais amplos e seus respectivos índices sofreram grandes perdas após o lançamento dos dados do IPC em 13 de setembro, mostrando que os investidores institucionais estavam cientes dos dados reais da inflação devido a suas grandes compras de opções de venda há uma semana.

Assim, o ex-vice-presidente do banco central dos EUA (Fed), Roger Ferguson, participou da Squawk Box da CNBC para discutir as chances de uma recessão e os números da inflação:

“O maior risco com que o Fed está preocupado é que podemos estar vendo o início de uma inflação teimosa, mesmo que as expectativas de inflação não tenham se movido. Portanto, o Fed tem esses problemas, uma inflação teimosa que não parece estar caindo, mais próxima de 2%. 

E o risco de que as espirais salários-preços comecem a se instalar com as expectativas de inflação potencialmente se tornando sem ancoragem. Portanto, é um momento muito difícil e desafiador para o Fed.”  

Ele também acrescentou:

“Eu acho que as chances de uma recessão são muito altas, e eu disse isso algumas vezes neste programa. Com a inflação sendo persistente como está provando ser, o Fed terá que continuar a aumentar as taxas agressivamente e mantê-las mais altas do que os mercados esperavam.”

A grande reversão de 2022

Outros analistas de mercado, como Mike McGlone da Bloomberg, expressaram sua opinião sobre para onde os mercados poderiam se mover após as leituras do IPC.

McGlone argumenta que, a menos que os ativos de risco diminuam ainda mais, a capacidade das pessoas de comprar coisas não será restringida, mantendo assim as medidas de inflação altas.

Além disso, ele acrescentou que um rápido declínio no mercado de ações poderia reduzir os aumentos do Fed, criando uma situação ruim para as commodities.

Independentemente dos picos, o ambiente para ativos de risco parece estar se deteriorando, indicando que mais dor deve ser esperada a curto prazo.

Novamente, todas as atenções estarão voltadas para os dados do ICP do próximo mês para ver se a batalha do Fed será mais bem sucedida.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading