O aprendizado também possui métodos e técnicas que podem ajudar qualquer um iniciando uma nova empreitada de estudo em uma área desconhecida. E isso pode ser muito aplicado no universo de criptomoedas com novos projetos e segmentos sendo lançados diariamente.
Vou falar sobre uma técnica, chamada A técnica de Feynman, que em 2022 você pode aplicar quando estiver estudando sobre novas oportunidades de investimento neste vasto universo!
O aprendizado segundo Richard Feynman
A Técnica de Feynman é um método de aprendizagem fundamental que prioriza a simplicidade e a profundidade de compreensão.
Foi desenvolvido por Richard Feynman – um físico teórico americano que ganhou o Prêmio Nobel em 1965 por seu trabalho inovador em eletrodinâmica quântica.
Em meio a tantas pessoas tão inteligentes no mundo, Feynman se destacou por sua inteligência, ao receber o prêmio Nobel, mas sua qualidade mais genial estaria, na verdade, em sua habilidade de transmitir idéias extremamente complexas de maneiras simples, elegantes e digeríveis.
Ele observou que explicações complexas e jargões costumam ser usados para mascarar uma falta de compreensão profunda sobre determinado assunto.
Como uma regra:
“Se alguém usa muitos acrônimos, complexidade e jargão para explicar algo para você, provavelmente não entende tão bem sobre o que está falando”.
Todos nós encontramos esse tipo de “especialista” por aí, principalmente em redes sociais na internet, e em nossa indústria tão nova e em rápido processo de inovação como é a indústria dos criptoativos.
4 pontos da Técnica Feynman de aprendizado
A Técnica de Feynman é uma estrutura de aprendizado que força você a desenvolver uma compreensão profunda e elegante de um determinado assunto.
Ela envolve quatro etapas principais:
1) Prepare o terreno – Set the Stage;
2) ELI5 (Explique para mim como se eu tivesse 5 anos) – Explain It To Me Like I’m 5;
3) Avaliar e estudar – Assess & Study;
4) Organizar, transmitir e revisar – Organize, Convey & Review.
1 – Prepare o terreno
Qual é o assunto que você deseja aprender?
Começando com uma página em branco, escreva o “assunto” no topo e anote tudo o que você já sabe sobre ele. Pode ser em formato de tópicos ou em parágrafos. Coloque seu conhecimento no papel de uma forma que consiga visualizar bem.
Leia e pesquise o tópico regularmente.
Adicione novos aprendizados ou percepções à medida que avança nos estudos.
A etapa 1 prepara o terreno para o restante do processo.
2 – ELI5
É aqui que as coisas começam a ficar divertidas.
Imagine que você está explicando o assunto para uma criança de 5 anos de idade.
Em uma nova página em branco, escreva tudo que você sabe sobre o assunto – mas agora utilizando uma linguagem simples, como se a criança de 5 anos fosse ser sua leitora.
Caso você realmente conheça alguém nessa faixa etária, pode tentar colocar a explicação à prova e realmente tentar fazer a criança entender o assunto.
3 – Avaliar e Estudar
Reflita sobre seu desempenho fazendo uma autoavaliação honesta.
- Você foi capaz de explicar o assunto para uma criança?
- E que ponto você teve mais dificuldade e ficou frustrado?
- Em que momento você precisou recorrer ao uso de jargões?
A resposta para essas três perguntas irão indicar as lacunas existentes em seu entendimento sobre o assunto.
Anote cada uma dessas lacunas em forma de tópicos, para que fique visível, e foque sua energia em estudar cada uma delas até que seja possível explicá-las para uma criança de 5 anos.
4 – Organizar, transmitir e revisar
Organize toda sua ideia de forma, elegante e clara, através de uma história atrativa ou uma narrativa em forma de parágrafos.
Transmita essa história ou narrativa para outras pessoas ao seu redor e avalie como elas recebem a informação, quais são os pontos de maior dificuldade no entendimento e esteja atento para momentos onde você precise utilizar jargões ou complexidade desnecessária.
Refine e melhore sua explicação com o tempo, preenchendo novas lacunas que surgirão e repetindo todo o processo com frequência. Revisando sua nova compreensão sobre o assunto sempre que possível.
Lembre-se: o simples é belo.
Aprender qualquer coisa
A Técnica de Feynman é uma estrutura e um método poderoso para aprender qualquer coisa.
Muitos grandes investidores, empresários, empreendedores e especialistas já reportaram que utilizam essa técnica diariamente para aprender e evoluir em suas áreas de escolha.
A qualidade que todos eles têm em comum é a capacidade de abstrair a complexidade e transmitir ideias de maneira simples e fácil de digerir.
Pois dessa forma eles provam a si mesmos que dominam o assunto.
É fácil complicar e intimidar – todos nós conhecemos pessoas que tentam fazer isso, mas a complexidade e o jargão costumam ser usados para mascarar uma falta de compreensão profunda.
A partir de agora você pode utilizar a técnica de Feynman e encontrar a beleza na simplicidade do conhecimento verdadeiro.
Conteúdo original produzido por @SahilBlom em thread no twitter.
The Feynman Technique—how to learn anything:
— Sahil Bloom (@SahilBloom) December 26, 2021