A plataforma líder em liquidez para blockchain adiantou o lançamento de sua atualização, AAVE V3, que visa diminuir taxas de transações na plataforma e permitir maior conectividade entre projetos, com uma bridge (ponte) própria.
Aave V3 permite liquidez entre diferentes blockchains
De acordo com anúncio da plataforma, a nova versão irá permitir o uso de 6 redes diferentes, além da Ethereum (ETH), onde o protocolo é nativo:
- Avalanche (AVAX);
- Fantom (FTM);
- Harmony (ONE);
- Polygon (MATIC);
- Arbitrum (L2 da ethereum);
- Optimism (L2 da ethereum).
Além de começar a atender tokens destes blockchains, a Aave V3 também trará um sistema de bridge (ponte) que deve permitir a interoperabilidade de camada zero (Layer 0) entre todas estas redes, na própria plataforma.
Ao se posicionar como plataforma líder de liquidez, a interoperabilidade é uma funcionalidade muito atrativa para os investidores e usuários da Aave, podendo experimentar verdadeiramente uma grande liquidez entre diferentes ativos.

Neste momento, a plataforma possui cerca de US$ 18,82 bilhões em liquidez de ativos dentro de 7 redes e 13 diferentes mercados. O número parece estar crescendo com a atualização.
É importante lembrar que sistemas de bridge muitas vezes são vítimas de ataques, por apresentarem algumas vulnerabilidades, então é recomendado cautela já que esse tipo de serviço normalmente envolve um nível maior de confiança na operação.
Aave V3 e menores taxas
A atualização, por si só, não tem o poder de diminuir as taxas de transações e operações na plataforma, que são baseadas nas taxas de cada uma das redes onde ela está operante.
Até a V2, suas operações estavam limitadas à rede do Ethereum, conhecida por possuir taxas realmente muito altas, devido à dificuldades de escalabilidade; e da Avalanche.
Mas ao abranger blockchains com taxas mais baixas e redes de segunda camada que também possuem a intenção de ajudar neste quesito, Aave V3 passa a oferecer a possibilidade de seus usuários utilizarem a plataforma pagando menos por isso, caso utilizem as redes adequadas.
A média dos custos de gás para todas as funções do Aave foram reduzidos em 20-25% com a atualização e já podem ser observados on-chain.
O token $AAVE já registra aumento de +15,68% nas últimas 24h; segundo o Coingolive.

Leia mais: