As autoridades alfandegárias finlandesas anunciaram que recentemente liquidaram mais de 1.800 Bitcoins confiscados no valor de $46.5 milhões de euros.

De acordo com uma declaração à imprensa, divulgada na quinta-feira (21), a Finlândia detia 1.981 Bitcoin, um valor de quase $75 milhões de euros pela cotação atual, que foram apreendidas por funcionários da alfândega durante investigações criminais. 

Para a infelicidade do governo finlandês, no entanto, se tivessem observado o mercado melhor, o valor poderia ser quase o dobro dos $46.5 milhões de euros conseguidos.

“O governo doará dezenas de milhões para ajudar a Ucrânia graças à receita da venda de Bitcoin confiscado pela alfândega finlandesa,” a ministra das finanças finlandesa Annika Saarikko tweetou, acrescentando que a decisão do governo foi “correta e apropriada.”

A doação da Finlândia, como mencionado, não virá na forma de uma transferência direta de Bitcoin. De acordo com Helsingin Sanomat, o maior jornal do país, a lei finlandesa estipula que a alfândega deve vender mercadorias apreendidas e transferir o dinheiro para o Estado. 

Por isso, o valor da doação do Bitcoin apreendido será em euros. No entanto, nem todas as criptomoedas detidas pelas autoridades finlandesas foram oferecidas para venda, uma vez que os procedimentos legais que afetam alguns de seus titulares originais ainda estão em andamento.

A declaração oficial diz: 

A alfândega apreendeu Bitcoins em conexão com investigações sobre delitos relacionados a narcóticos. Além dos Bitcoins que já foram realizados, há cerca de 90 Bitcoins em posse da alfândega, aguardando um julgamento válido de confiscação. A alfândega também apreendeu outras criptomoedas, mas como a investigação preliminar destes casos está em andamento, as moedas ou seus valores não podem ser revelados em detalhes.

A maior parte dos ativos digitais foram confiscados em meados de de 2018, e as autoridades tomaram seu tempo para decidir o que fazer com ela. O Bitcoin atingiu seu pico em 2021, chegando ao valor de $68.790 dólares em 10 de novembro. A este preço, o estado finlandês poderia ter conseguido quase $130 milhões de euros.

Entretanto, a licitação não foi resolvida até abril deste ano, quando duas empresas foram escolhidas para realizar a venda. Independente do valor, a receita total da venda será doada à Ucrânia, e a doação já foi aprovada pelo parlamento finlandês, de acordo com um porta-voz do governo.

Leia também:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br