Pensar que você pode ter criptomoedas e reais no mesmo lugar em uma conta digital pode soar estranho. Mas depois deste review você pode enxergar o sentido nisso tudo.

O que é um criptobank?

Como a maioria de nós está acostumado, a principal dificuldade do Bitcoin é a usabilidade no dia a dia. E enquanto não temos a sonhada adoção em massa, algumas empresas como o Alterbank perceberam que uma boa solução paliativa é o cartão pré-pago com cripto.

Cartões são aceitos em quase todos os estabelecimentos nacional e internacionalmente e mesmo sem convencer ninguém a aceitar suas criptomoedas, você já pode usá-las diariamente. Além disso, para viajar pode ser uma mão na roda.

Esse é um dos pilares importantes do Alterbank, a praticidade. Então vale notar que a proposta não é trazer todas as suas reservas de bitcoin para um banco, abrindo mão da descentralização, mas usar como um facilitador para conectar as criptomoedas à economia real.

Ao trazer uma pequena parte das suas criptomoedas para uma plataforma bancária, você dá novas funções ao seu dinheiro digital como pagar boletos, enviar transferências e claro, usar o cartão físico e digital Visa Internacional.

Usabilidade

Para criar a conta foi tudo muito fácil, são os dados que qualquer serviço destes iria pedir, um processo normal de cadastro. E ao ter os documentos aprovados, logo de início nós já podemos usar o cartão virtual para cadastrar em aplicativos ou fazer compras online (sem esquecer de usar o Coingoback sempre que possível para ganhar cashback em cripto).

Para pedir o cartão físico é necessário ter realizado pelo menos um depósito de R$ 50,00, então enviamos 100 reais em Bitcoin para isso, pagando apenas a taxa de mineração da própria rede.

Logo percebemos também que é necessário a conversão dos bitcoins para real antes de realizar compras no cartão, se não receberá a mensagem de saldo indisponível. Então fica a seu critério fazer a conversão sempre que for comprar algo ou já deixar uma reserva para compras rotineiras.

Outra obrigatoriedade é que depósito por TED seja feito de uma conta de mesma titularidade, o que remete mais a uma conta digital do que um banco propriamente dito, bem parecido com o padrão que as corretoras utilizam. Por outro lado, a possibilidade de usar CryptoBRL para depositar ou sacar é uma vantagem a mais.

Por fim, mais uma facilidade que chamou atenção foi a possibilidade de vender os bitcoins para reais mesmo em um fim de semana para utilizá-los na hora através do cartão. Quem já passou por uma situação parecida sabe que as exchanges permitem a negociação em todos os dias da semana, mas o saque em reais só é feito em dias úteis.

Segurança

Como já falamos anteriormente, o serviço não busca ser um banco para você guardar suas moedas para o longo prazo, então você envia somente parte das suas reservas. As criptomoedas no Alterbank são armazenadas e administradas através da Bitgo, a líder mundial em soluções de segurança em blockchain.

A Alterbank também atende a um certificado internacional de segurança de dados da indústria de cartões e de meios de pagamentos, além de cumprir rigorosamente a lei geral de proteção de dados e ter parceria com a Visa.

Em relação às taxas a experiência é muito positiva, principalmente se você estiver acostumado com absurdas tarifas de bancos tradicionais. Você pode saber todas as informações sobre tarifas e limites nesta página.

Veredito final

É um projeto muito legal, eles parecem estar em uma fase de muitos testes, com muito espaço para feedbacks e melhorias do produto com o tempo. Vale a pena criar conta no Alterbank agora?

Super vale, acho que o Alterbank tem na mão um produto muito legal e eles vão conseguir evoluir esse produto muito rápido. Hoje o que mais me incomoda é a questão dos depósitos ser do mesmo titular da conta, então não dá para receber transferências de terceiros.

De resto, o serviço de criptobank para usar seus bitcoins funciona perfeitamente, zero problemas em questão de comprar e vender bitcoins, sacar, realizar pagamentos, etc. Inclusive testamos o suporte e o atendimento foi bem rápido.

Então o que eu falaria no geral? Crie uma conta e use como um segundo ou terceiro banco inicialmente, se você quiser usar suas criptomoedas no dia a dia, este produto vai ser seu melhor facilitador.