A Associated Press, que tem contado votos por mais de um século e por mais de 7 mil disputas, vem publicando os resultados das eleições norte-americanas no blockchain do Ethereum e EOS.
As mensagens podem ser verificadas via API ou diretamente no blockchain das duas plataformas. A medida foi tomada para remediar os resultados de um possível hack no site da Associated Press que poderia anunciar o resultado errado das eleições, causando confusão até mesmo entre os meios de comunicação que utilizam a AP como fonte.
No blockchain, por outro lado, os dados são adicionados a uma cadeia de blocos através de Proof-of-Work (no caso do Ethereum). Em suma, o processo todo é bem mais seguro e dificilmente mutável, principalmente quando falamos de pequenos hacks.
“A Associated Press (AP), a agência de notícias mais confiável do mundo, distribuirá chamadas de corrida para Everipedia, uma empresa de conhecimento de blockchain líder de mercado, que irá publicá-los criptograficamente no blockchain por meio de um novo produto oracle que é alimentado pela infraestrutura Chainlink,” segundo a Everpedia .
As chaves públicas estão disponíveis no site da AP, com a possibilidade de acessar a API do site para ver os resultados em tempo real.