No mês passado nós anunciamos que a Blockstream iria lançar uma API para ser usada em seu satélite, seu acesso seria via pagamentos usando a segunda camada do Bitcoin e permitiria o envio de mensagens para todo globo.
Pois bem, a API já está online e nós testamos ela. É bem simples e você também pode fazer!
Por que um satélite?
Mas antes de partir para o tutorial, vamos contar um pouco sobre essa historia de acessar um satélite usando bitcoin e por que ele é extremamente importante.

A primeira grande vantagem de usar alguns satélites geoestacionários (que ficam parados em relação ao planeta Terra) para transmitir dados, é que o receptor não precisa de internet.
Os satélites da Blockstream transmitem o blockchain do Bitcoin 24/7 para todo o globo.
A segunda vantagem é a diminuição dos custos e barreiras para participar da rede do Bitcoin, em muitos locais uma conexão a internet pode custar muito caro e o consumo de dados tornar o acesso a criptomoeda impossível.
O terceiro ponto e o mais importante é o aumento da descentralização e resistência dos nodes de bitcoin ao redor do mundo.
Para exemplificar essa última vantagem, no dia 15/01/19 os cidadãos do Zimbabwe tiveram o acesso a internet parcilamente cortado, os nodes que porventura rodam o Bitcoin podem ter ficado isolados da rede principal. Agora, se esses nodes tiverem uma conexão com os satélites da Blockstream seria extremamente difícil de tirá-los da rede.
Acessar satélite usando Bitcoin?

São 5 satélites que transmitem o blockchain do Bitcoin e que transmitirão seus dados, cobrindo praticamente todo o globo. O grupo de desenvolvimento criou não apenas uma API, mas também uma interface gráfica para usarmos as funções desses satélites.
Todas as transações, por enquanto, são feitas usando a testenet da Lightning Network. Não envie bitcoins da Lightning Network (mainnet) na rede principal , eles serão perdidos para sempre [o tutorial na rede de testes vale para a rede principal].
O primeiro passo para transmitir sua mensagem via Satélite para todo o mundo é acessar a interface gráfica da blockstream pelo link https://blockstream.com/satellite-queue/

Vá em Broadcast Transmission, depois envie sua mensagem para o mundo. Nós enviamos um texto .txt com o nosso manifesto favorito, o Manifesto Comunista Criptoanarquista.

Agora é só colocar o preço que você quer pagar por byte, coloquei o padrão pois não tenho pressa.

Agora eu você vai receber algumas chaves e ids, caso precise poderá usá-las para pagar uma fee maior ou modificar a mensagem antes que ela seja enviada.

Agora é só fazer o pagamento, eu usei a carteira Eclair em testnet e peguei alguns bitcoins testenet usando o faucet https://testnet-faucet.mempool.co/.
Pronto, quase no mesmo minuto o Manifesto Criptoanarquista foi transmitido para o mundo todo. Legal né?
Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários e não esqueça de nos seguir no Twitter.