A criptomoeda Cardano está dando um passo significativo para o desenvolvimento dos aplicativos descentralizados (Dapps). A aplicação Goguen permitirá que programadores construam aplicações e smart contracts através da linguagem de programação IOHK sem a necessidade de um conhecimento aprofundado em blockchain. O lançamento do Goguen está previsto para o fim de 2020.

O gerente de produto da IOHK, Nebojsa Vojvodic, informou que a aplicação permitirá a criação de soluções nas áreas de cadeia de suprimentos, gestão imobiliária e finanças descentralizadas. Os aplicativos desenvolvidos na linguagem de programação não ficarão restringidos ao ecossistema da Cardano, podendo ser intercalados com outras aplicações off-chain..

Esquema de lançamento da Goguen. Fonte: Iohk.

Na fase de teste que será lançada esse ano, os desenvolvedores serão capazes de testar os tokens nativos no blockchain Cardano. Mais adiante, o Plutus Application Framework deverá ser lançado em uma versão alfa, que permitirá aos desenvolvedores criarem os aplicativos.

Os dapps estão lentamente ganhando espaço no mundo devido às vantagens que eles oferecem. Primeiramente eles adicionam uma camada de proteção contra censura, visto que o código está armazenado de maneira descentralizada em uma rede blockchain. Eles também podem fornecer a prestação de um serviço de maneira mais econômica por conta da ausência  de taxas administrativas por parte de empresas.

Recentemente na Califórnia, aplicativos de carona como Uber e Lyft ameaçaram sair do estado por conta de decisões regulatórias que, segundo as empresas, tornariam esse modelo de negócio inviável. Rapidamente o dapp Arcade City, desenvolvido no blockchain do Ethereum, ganhou espaço no estado graças a sua impossibilidade de censura.

Certamente os aplicativos de carona, entregas, prestação de serviços e outros terão dificuldade em concorrer com o mercado descentralizado futuramente. Principalmente se as decisões dos governos não forem favoráveis aos seus modelos de negócio.


Leia mais: Por que ninguém usa os dapps?