Por conta de problemas jurídicos o Uber dá espaço para “Uber Descentralizado”.

O Poder Judiciário do Governo Estadual da Califórnia (EUA) decidiu em julgamento, que deverá haver relação trabalhista entre os motoristas de Aplicativo e as empresas como Uber e Lyft.

A decisão causou insatisfação nas empresas atingidas pelas medidas e despertou alerta nas demais companhias que prestam serviços semelhantes, como aplicativos de entrega e plataformas de trabalhadores autônomos.

O Uber e a Lyft já se posicionaram informando que se as medidas não forem revertidas, ambas encerrarão os seus serviços na Califórnia, pois, segundo as empresas, seus modelos de negócio se tornariam inviáveis economicamente.

Tribunais de todo o mundo, incluindo da Justiça do Trabalho (TRT) no Brasil, estão em discussão sobre a regulamentação do setor de serviços prestados por aplicativos.

Em julho de 2020 a Justiça do Trabalho de SP decidiu a obrigatoriedade do pagamento de férias e 13° salário aos motoristas do Uber.

Neste cenário de insegurança jurídica, as empresas, os motoristas e os clientes temem a inviabilidade desse modelo de negócio.

Por conta disso, muitos estão migrando para Aplicações Descentralizadas (DApps) para a prestação de serviços de carona. O número de downloads do aplicativo Arcade City disparou na Califórnia após as decisões.

O Arcade City foi desenvolvido na plataforma Ethereum para intermediar a prestação de serviços de carona paga de pessoa a pessoa, sem necessidade de um intermediário para gerenciar o Aplicativo.

Essa maneira de prestar o serviço traz claras vantagens para seus utilizadores, como a dificuldade do governo em regular ou proibir o seu uso, a possibilidade da negociação de preço entre o motorista e o usuário e a ausência de taxas de gerenciamento que são cobradas por empresas como Uber e Lyft.

Certamente os aplicativos de carona, entregas e prestação de serviços online terão dificuldade em concorrer com o mercado descentralizado futuramente. Principalmente se as decisões dos governos não forem favoráveis aos seus modelos de negócio.

Aplicações descentralizadas estão tomando cada vez mais espaço no mercado, poderemos ver mudanças significativas nesse tipo de serviço nos próximos anos.

Quer receber mais conteúdos sobre criptomoedas e investimentos? Se inscreva no canal do Cointimes no Telegram.