Um pesquisador aceitou o desafio de comparar uma das melhores plataformas de pagamento do mundo, a Apple Pay, com a solução de pagamentos do Bitcoin, a Lightning Network.

Saiba mais sobre essa segunda rede do bitcoin:

O resultado? Bom, ele pode te surpreender um pouco.

Apple Pay x Lightning Network

Desafiado pelo tweet do usuário @APompiliano, o pesquisador JP Thor resolveu fazer uma bateria de testes entre os principais meios de pagamento e recebimento para usuários comuns e comerciantes.

Graças a inexistência de intermediários, as transações de Bitcoin na sua camada de pagamentos sempre será mais rápida que a Visa. Ponto para o Bitcoin!

JP Thor afirma que os pagamentos com a Lightning Network serão sempre mais rápidos do que qualquer outro meio de pagamento, pois é a velocidade da transação é a mesma do protocolo TCP/IP entre dois canais.

Competidores

Chega de blá-blá-blá e vamos para os testes, os competidores são:

Mastercard com cartão de débito usando Apple Pay e Eftpos (para comerciantes) – Foi testado o aplicativo australiano UpBanking com suporte ao Apple Pay.

Wallet of Satoshi(WoS) – Uma carteira que você não tem controle completo dos fundos, mas tem a facilidade para carregar a carteira com transações de bitcoin e cartões.

BlueWallet – Carteira da Lightning na qual você consegue ter o completo controle sob os seus bitcoins.

Foi testado a velocidade para efetuar um pagamento, para iniciar o uso das plataformas, tanto do lado do comerciante, como do usuário comum.

Resultados

Os testes de velocidade e onboarding foram feitos, o vencedor? Depende da categoria.

A BlueWallet ficou praticamente atrás em todos os casos, o tempo para levantar um nó de Lightning e ter o controle completo sobre seus bitcoins é alto demais.

Então, basicamente o teste foi entre a WoS e Apple Pay.

Em questão de conveniência e velocidade para fazer todo o setup no momento do pagamento – a WoS é comparável ao Apple Pay, com a solução da Apple sendo alguns segundos mais rápida.

Onboard do usuário – Em ambos os casos (Apple Pay e WoS) o pesquisador ficou na casa dos 5 minutos para ter fundos nas carteiras, com uma pequena vantagem, de segundos, para a Apple Pay. Temos um empate técnico aqui.

Onboard do comerciante – Nesse caso, para começar a aceitar pagamentos a Lightning ganha de 7 dias de diferença.

Em vez de esperar maquininha e fazer cadastros cansativos, o comerciante pode começar a aceitar pagamentos via Lightning em minutos.

Um resumão? A Apple Pay vence por segundos na maior parte dos processos, mas para os comerciantes é muito mais rápido aceitar pagamentos via Lightning.

Vale lembrar que a segundo camada do Bitcoin não tem um ano de vida, mas apesar disso ela só cresce, tanto em fama, como em números de usuários

Mas a principal inovação da Lightning, como o próprio JP aponta, é a possibilidade de fazer micropagamentos. Permitindo que toda uma nova quantidade de negócios surja.

Que tal aprender a usar essa segunda camada de pagamentos? Veja nosso tutorial: