Um pesquisador aceitou o desafio de comparar uma das melhores plataformas de pagamento do mundo, a Apple Pay, com a solução de pagamentos do Bitcoin, a Lightning Network.
Saiba mais sobre essa segunda rede do bitcoin:
O resultado? Bom, ele pode te surpreender um pouco.
Apple Pay x Lightning Network
Desafiado pelo tweet do usuário @APompiliano, o pesquisador JP Thor resolveu fazer uma bateria de testes entre os principais meios de pagamento e recebimento para usuários comuns e comerciantes.
The Lightning Network is so fast.
— Pomp 🌪 (@APompliano) February 5, 2019
I wouldn’t be surprised if transactions go from wallet to wallet faster than the time it takes for a credit card machine to process the chip on a card that gets inserted.
Someone should run a test to time it and record the whole thing on video.
Graças a inexistência de intermediários, as transações de Bitcoin na sua camada de pagamentos sempre será mais rápida que a Visa. Ponto para o Bitcoin!
JP Thor afirma que os pagamentos com a Lightning Network serão sempre mais rápidos do que qualquer outro meio de pagamento, pois é a velocidade da transação é a mesma do protocolo TCP/IP entre dois canais.
Competidores
Chega de blá-blá-blá e vamos para os testes, os competidores são:
Mastercard com cartão de débito usando Apple Pay e Eftpos (para comerciantes) – Foi testado o aplicativo australiano UpBanking com suporte ao Apple Pay.
Wallet of Satoshi(WoS) – Uma carteira que você não tem controle completo dos fundos, mas tem a facilidade para carregar a carteira com transações de bitcoin e cartões.
BlueWallet – Carteira da Lightning na qual você consegue ter o completo controle sob os seus bitcoins.
Foi testado a velocidade para efetuar um pagamento, para iniciar o uso das plataformas, tanto do lado do comerciante, como do usuário comum.
Resultados
Os testes de velocidade e onboarding foram feitos, o vencedor? Depende da categoria.
A BlueWallet ficou praticamente atrás em todos os casos, o tempo para levantar um nó de Lightning e ter o controle completo sobre seus bitcoins é alto demais.
Então, basicamente o teste foi entre a WoS e Apple Pay.
Em questão de conveniência e velocidade para fazer todo o setup no momento do pagamento – a WoS é comparável ao Apple Pay, com a solução da Apple sendo alguns segundos mais rápida.
Onboard do usuário – Em ambos os casos (Apple Pay e WoS) o pesquisador ficou na casa dos 5 minutos para ter fundos nas carteiras, com uma pequena vantagem, de segundos, para a Apple Pay. Temos um empate técnico aqui.
Onboard do comerciante – Nesse caso, para começar a aceitar pagamentos a Lightning ganha de 7 dias de diferença.
Em vez de esperar maquininha e fazer cadastros cansativos, o comerciante pode começar a aceitar pagamentos via Lightning em minutos.
Um resumão? A Apple Pay vence por segundos na maior parte dos processos, mas para os comerciantes é muito mais rápido aceitar pagamentos via Lightning.
Vale lembrar que a segundo camada do Bitcoin não tem um ano de vida, mas apesar disso ela só cresce, tanto em fama, como em números de usuários

Mas a principal inovação da Lightning, como o próprio JP aponta, é a possibilidade de fazer micropagamentos. Permitindo que toda uma nova quantidade de negócios surja.
Que tal aprender a usar essa segunda camada de pagamentos? Veja nosso tutorial: