Cointimes

As previsões de preços do Bitcoin e Ethereum para 2022 erraram feio

Bitcoin e Ethereum

O final do ano é aquela época do ano onde você lê dezenas de previsões de preços para o bitcoin, ethereum e outras criptomoedas. Este artigo serve para mostrá-lo que esses chutes, mesmo que baseados em dados históricos ou análises convincentes, podem errar por muito.

No ano passado, o mercado de criptomoedas estava a cair abruptamente de um nível sem precedentes. O preço do bitcoin tinha atingido um pico de US $69.000 em 10 de novembro, e começou a cair rapidamente para menos de $50.000 no início de dezembro.

Alguns poucos desconfiaram de que seria o início de um mercado de baixa prolongado, mas a maioria ainda estava extremamente otimista com a ação de preços do bitcoin. Veremos o quanto os analistas erraram neste ano.

As previsões de preço do bitcoin para 2022

O portal Protos, conhecido pelo ceticismo em relação às criptos, reuniu 22 previsões separadas de bitcoin ou ethereum de grandes players do mercado de criptomoedas. Todas foram retiradas de declarações feitas entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Os players vão desde o bilionário Tim Draper – que tem indiscutivelmente o pior histórico de previsão de preços do bitcoin – a Ian Balina, e desde Goldman Sachs à Thomson Reuters, instituições e indivíduos que compartilharam suas expectativas para o ano.

Das 16 previsões de preços para o bitcoin, os números variaram entre US $10.000 e $500.000 para 2022. Para contexto, o preço do bitcoin era de 46.000 dólares no início do ano, chegou em 47.000 dólares em março, e desde então sofreu três grandes quedas. Caiu para US $26.000 em maio, na sequência do colapso da TerraUSD, desceu para US $19.000 em junho; e derreteu para quase US $15.000 em novembro, quando a FTX e a Alameda Research colapsaram.

Hoje, o preço do bitcoin é de cerca de $16.500 – uma queda de mais de 65% do começo do ano até o momento.

Os meios de comunicação publicaram as previsões de um grupo de ‘especialistas’ perguntados pela Finder em janeiro de 2022, que disse que o bitcoin atingiria um pico de 93.717 dólares e valeria 76.360 dólares no final do ano.

Posteriormente, o Finder editou o seu artigo recentemente dizendo que os especialistas previram que a bitcoin valeria $21.344 até ao final do ano.

Pelo menos oito famosos nomes previram todos que o bitcoin valeria cerca de $100.000 no final de 2022:

  • O analista de bitcoin Willy Woo
  • Cathie Wood, dos investimentos ARK
  • Frank Holmes, CEO da US Global Investors
  • Hong Fang, CEO da OkCoin
  • Antoni Trenchev, co-fundador da Nexo
  • Goldman Sachs
  • Analista de pseudônimo PlanB
  • O presidente de El Salvador Nayib Bukele

O investidor Anthony Pompliano foi mais longe e previu que o BTC atingiria $250.000 no final do ano. O analista on-chain Matthew Highland queimou a largada e previu que o bitcoin já chegaria a esse preço em janeiro de 2022.

Mas a previsão mais sublime que o relatório encontrou foi a de um preço de 500.000 dólares no final do ano. Esta previsão foi feita por Julian Liniger, chefe executivo do aplicativo de investimento em bitcoin Relai.

Apenas alguns previram que 2022 seria um ano de baixa. A empresa de investimento cripto Invesco foi, nesta época do ano passado, baixista para o bitcoin. Eles previram que “a bolha estouraria em 2022”, e que o bitcoin seria negociado abaixo dos 30.000 dólares. Esta foi a previsão mais precisa que o Protos encontrou.

A professora de finanças da Universidade de Sussex, Carol Alexander, também avisou de um ano ruim para o bitcoin. Ela previu que os preços iriam baixar até $10.000. Enquanto isso nunca chegou a acontecer, Alexander não estava longe do alvo – o bitcoin foi negociado a um mínimo de $15.600 este ano.

Previsões de preço para o Ethereum (ETH) foram mais incomuns

O relatório recolheu apenas seis previsões de preços para o ether, com estimativas entre $4.000 e $8.000.

Tal como o bitcoin, o ETH cresceu muito em 2021. Atingiu um máximo histórico de US $4.878 em 10 de novembro. Em janeiro de 2022, porém, o preço baixou para US $3.600. Em junho, cada ether era negociado a cerca de US $1.000 e, desde então, tem flutuado, tendo caído a um preço de US $1.190 no momento da escrita desta matéria.

Um fato interessante é que, desta vez no ano passado, os especialistas estavam menos interessados em prever o preço do ether. A atualização Ethereum 2.0, renomeada para “The Merge” foi considerada como um indicador de alta, mas com tantas incertezas em torno de uma data de lançamento, era menos claro para onde iria o seu preço em 2022. Alguns decidiram compartilhar as suas previsões de qualquer maneira.

Ian Balina, influente entusiasta de cripto, afirmou corajosamente que o ether atingiria $8.000 até o final do ano. O famoso rapper recusou recentemente um acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC) por alegações de venda ilegal de tokens Sparkster (SPRK).

Mike McGlone, estrategista sênior de commodities na Bloomberg, disse que seria cerca de $4.000 a $5.000 até 2023, enquanto o tecnólogo da Thomson Reuters Joseph Racynski também sentiu que atingiria $8.000.

De acordo com Rohit Talwar, CEO da Fast Future, o mercado de criptomoedas deveria valer US $7,5 trilhões de dólares. No momento, segundo o Coingolive, o market cap cripto está abaixo de US $830 bilhões.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!