O clube Atlético Mineiro, também conhecido como Galo, se tornou a primeira equipe de futebol da América Latina a explorar as possibilidades do blockchain com NFTs. A revolução das criptomoedas no futebol já atraí milhões de dólares em investimentos.

Resumo:

  • O clube Atlético Mineiro percebeu uma nova maneira de gerar receita e apostou forte no desenvolvimento de artes no blockchain, os famosos NFTs. A venda das obras criadas pelo artista Pedro Nuin começa hoje.
  • Além da obra em blockchain, quem arrematar ganhará um vídeo exclusivo.
  • O futebol está olhando para oportunidades na nova economia para gerar mais receita e já movimenta milhões de dólares com as principais equipes do planeta.

Os NFTs (Non Fungible-Tokens) são ativos digitais únicos no blockchain que estão revolucionando o mercado de arte ao criar escassez em obras digitais. Os colecionáveis movimentaram bilhões de dólares em 2021.

De olho nesse mercado o Atlético Mineiro contratou uma empresa focada em blockchain para lançar seu primeiro NFT, que ficará responsável pela estrutura jurídica e técnica da emissão do token digital. 

Defesa do “São Victor” vira obra e já tem lance

São Victor NFT do Galo

Já a obra foi criada pelo artista Pedro Nunin e representa a defesa de pênalti histórica do goleiro Victor contra o Tijuana pelas quartas de final da Libertadores em 2013. 

“Ser convidado pelo Atlético para retratar um momento tão especial me fez sentir parte do momento histórico. E, justamente ser parte do momento, foi o que eu procurei retratar. Por este ângulo, eu quis dar a impressão ao torcedor de que ele estivesse ao lado do Victor, dentro do gramado. É como se ele voltasse no tempo e colocasse uma cadeira na pequena área para sentar e observar o milagre de pertinho.” – comentou o artista.

A obra foi lançada no Opensea e já conta com o primeiro lance de 0,001 ether, cerca de R$20,00. Quem arrematá-la ganhará também um vídeo em time lapse gravado pelo artista que mostra o processo de criação, segundo comunicado do clube. O leilão ficará ativo até o dia 30/05, data em que se completam 8 anos da defesa memorável de Victor.

Futebol e a nova economia

Não é de hoje que equipes de futebol estão usando as criptomoedas para atrair torcedores, criar engajamento e gerar receita. Grandes clubes como Barcelona, PSG, Juventus e vários outros contam com seus próprios ativos em blockchain, chamados de fã tokens.

Disponibilizados pela moeda Chiliz, os tokens de fãs do futebol movimentaram milhões nas últimas 24 horas. O Barça tem o token BARCA que já movimentou mais de 12 milhões no último dia e já valem US$93 milhões. 

Fã tokens atlético mineiro

“O Atlético tem um histórico de pioneirismo e está sempre de olho nas principais novidades tecnológicas existentes no mundo. Esta é uma oportunidade de se oferecer a colecionadores de todo o planeta uma obra digital única, feita com exclusividade especialmente para este fim” -afirmou Plínio Signorini, CEO do Atlético Mineiro.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br