Na quinta-feira, a startup ConsenSys-incubadas Liquality lançou uma nova carteira que permite trocas atômicas de ativos digitais diretamente do seu navegador. A carteira interage de forma semelhante à carteira de criptomoeda MetaMask, mas com uma finalidade totalmente diferente: trocar ativos sem necessidade de confiança entre as partes.

Atomic swaps permitem um nível muito alto de descentralização das criptomoedas. Muitas pessoas ainda recorrem às exchanges centralizadas para realizar a compra e venda de ativos digitais. As exchanges descentralizadas aumentam um pouco a descentralização, porém atomic swaps resolvem o problema da confiança. Com eles não é mais necessário que as partes confiem uma nas outras para negociarem.

“É chamado de camada de abstração em cadeia, que basicamente é uma maneira de fazer com que diferentes blockchains falem a mesma linguagem e interajam”, disse o co-fundador da Liquality, Simon Lapscher.
A carteira da Liquality depende de atomic swaps e contratos bloqueados por tempo (HTLC), um esquema criptográfico de garantia que permite que duas partes troquem ativos sem confiar na outra parte. Os HTLCs também são a base do esquema de pagamento de segunda camada do Bitcoin, a Lightning Network.

Atomic Swaps

Notavelmente, as trocas atômicas permitem que os investidores mantenham suas chaves privadas durante todo o processo de negociação cripto-cripto.

Mehrain e Lapscher acreditam que essas trocas podem atuar como uma alternativa confiável para investidores DeFi que buscam agregar valor de um blockchain para outro. Até o momento, mais de US$ 1,1 bilhão em bitcoins foram convertidos em tokens no Ethereum.


Os métodos atuais de transferência de valor do Bitcoin para o Ethereum, como o Wrapped Bitcoin da BitGo (WBTC), exigem custódia de terceiros. As trocas atômicas peer-to-peer (P2P), por outro lado, não.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br