Cointimes

Atualização da Aave no Ethereum é aprovada

Banner de lançamento atualização AAVE V3

A plataforma de empréstimos DeFi Aave está pronta para lançar a terceira versão do seu protocolo no Ethereum após uma votação bem-sucedida da sua DAO.

A Aave v3 será lançada no Ethereum contendo sete ativos: wrapped bitcoin, wrapped ether, wrapped staked ether, USDC, DAI, link e aave. Esses ativos foram propostos pela empresa de gerenciamento de risco DeFi Chaos Labs. A DAO da Aave votou a favor da abordagem cautelosa da Chaos Labs para o lançamento inicial da Aave v3 no Ethereum no início de janeiro.

A cotação de todos os ativos exceto wrapped bitcoin e wrapped staked ether virá diretamente de um feed da Chainlink. Chainlink é um protocolo de oráculo que fornece dados como atualizações de preço para protocolos de smart contracts (contratos inteligentes). As atualizações de preço para wrapped staked ether e wrapped bitcoin se basearão em price adapter smart contracts, de acordo com a equipe de desenvolvimento BGD Labs. Esses price adapter smart contracts, porém, também são baseados em feeds da Chainlink.

A Aave v3 chegará no Ethereum com apenas um eMode ativado. Essa funcionalidade permite máxima eficiência de capital quando as garantias e os ativos emprestados possuem cotações correlacionadas. A implementação inicial apenas disponibilizará o eMode para ativos correlacionados ao ether. Sendo assim, o eMode da Aave v3 no Ethereum apenas servirá para wrapped ether e wrapped staked ether. 

O lançamento da Aave v3 no ethereum é mais um passo da abordagem multi-blockchain dessa plataforma DeFi. A terceira versão do aplicativo de empréstimos da Aave evidenciou a intenção do projeto de implementar seu protocolo em diversas redes. A Aave v3 já foi lançada em seis blockchains: Avalanche, Optimism, Polygon, Fantom, Harmony e Arbitrum.

A Aave v2 no Ethereum é a maior plataforma de empréstimos DeFi pela métrica de valor total bloqueado (TVL, na sigla em inglês). O protocolo controla mais de US$4 bilhões em ativos, de acordo com a DeFiLlama. A terceira versão do protocolo coexistirá com seu antecessor. Isso se deve ao fato de que a DAO decidiu lançar uma nova versão ao invés de atualizar a anterior. Dessa forma, os usuários têm a opção de migrar suas posições da v2 para a v3. A BGD Labs tem trabalhado numa ferramenta para facilitar essa mudança.

Traduzido e adaptado do The Block

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading