Cointimes

Auditoria diz que Luna Foundation Guard gastou 80.000 BTC para manter lastro do UST

LUNA (luna foundation guard)

Meses após o colapso do UST, da Terra, a organização criada para proteger a stablecoin instável, Luna Foundation Guard (LFG), publicou um relatório auditado pela empresa de consultoria JS Held, sediada em Nova York. 

Segundo o relatório, a LFG afirma ter gasto 80.081 BTC e 49.8 milhões stablecoins, que somam cerca de US $2,8 bilhões para tentar manter o “lastro” do UST no dólar.

US $2,8 bilhões gastos pela Luna Foundation Guard

Em 16 de novembro de 2022, meses após o evento de “depegging” da stablecoin em meados de maio, a Luna Foundation Guard (LFG) fez um post sobre um relatório de transparência auditado, afirmando que a organização gastou US $2,8 bilhões em criptoativos para manter o UST. 

A outrora stablecoin, UST, é agora chamada de terrausd classic (USTC), e está sendo negociada atualmente por US $0,02.

Kwon reafirma seu posicionamento

O cofundador da Terraform Labs, Do Kwon, também tweetou sobre a auditoria na quarta-feira (16). “Uma auditoria de terceiros sobre a atividade de defesa da LFG e da TFL durante maio de 2022 foi publicada.” Kwon acrescentou ainda:

“Muitos de vocês perderam muito dinheiro com o UST, e por isso eu sinto muito. Enquanto o sistema era transparente e de código aberto, eu, como seu criador, deveria ter entendido e comunicado melhor seus riscos.”

No relatório publicado pela LFG, a auditoria técnica feita pela JS Held defende as ações, tanto da LFG quanto da Terraform Labs (TFL), durante o evento da perda do lastro. Segundo o relatório, “a TFL foi além (dos US $2,8 bilhões) e gastou US $613 milhões de seu próprio capital para manter o lastro do UST.”

“Confiamos em vários tipos de informações quantitativas e qualitativas, incluindo dados onchain; registros comerciais da TFL e da LFG; e consultas com a TFL,” explica a auditoria da JS Held. O relatório também detalha que a TFL manteve contas na Binance, na qual mantinha BTC, ETH, BNB, USDT, BUSD, LUNA e UST por volta de 8 de maio de 2022.

A LFG diz que essa auditoria elimina quaisquer alegações como desvio ou uso indevido de fundos, ou que os fundos da LFG foram congelados pela aplicação da lei. 

“O relatório mostra que todos os fundos da LFG foram gastos para defender a paridade da indexação do UST com o dólar, conforme declarado, e que os saldos remanescentes da LFG são os únicos fundos existentes,” disse a LFG na quarta-feira.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading