Dados recentes da empresa de análise em blockchain Glassnode mostram que as corretoras de criptomoedas possuem, coletivamente, 2.431.824,172 BTC. O valor representa um mínimo de mais de 3 anos.
📉 #Bitcoin $BTC Balance on Exchanges just reached a 3-year low of 2,431,824.172 BTC
— glassnode alerts (@glassnodealerts) November 17, 2021
View metric:https://t.co/9vOOAmwh32 pic.twitter.com/TrNeV1Mv3R
Conforme o gráfico acima demonstra, a tendência de baixa do saldo das exchanges se mantém desde o início de 2020.
Há três anos, quando vimos níveis tão baixos de bitcoins em corretoras, o bitcoin se preparava para iniciar uma corrida de touros que levaria o BTC para novos patamares.
Alta do Bitcoin à vista?
A métrica que acompanha o saldo de bitcoin das exchanges de criptomoedas é importante, pois um súbito aumento dela pode antecipar uma grande venda de BTC no mercado à vista.
Enquanto isso, o saque de bitcoins de exchanges para carteiras pessoais demonstra um pensamento de longo prazo dos detentores da moeda, já que eles não pretendem vender agora.
Essa tese é reforçada por uma aparente correlação inversa entre as duas linhas do gráfico da Glassnode (preço do bitcoin e balanço de BTC das corretoras).
No começo do mês, a empresa de análise revelou que ”desde fevereiro de 2020, a taxa média de saída tem sido 30.850 BTC por mês.”
Vale notar que a Glassnode também está de olho no “risco de reserva”, que atingiu uma mínima de 1 mês para o Bitcoin.
📉 #Bitcoin $BTC Reserve Risk (7d MA) just reached a 1-month low of 0.000100
— glassnode alerts (@glassnodealerts) November 18, 2021
View metric:https://t.co/qNLjuk1sxH pic.twitter.com/sJaAkBfEYo
O risco de reserva observa a confiança entre os detentores de bitcoin de longo prazo em relação ao preço do BTC em um determinado momento.
Quando a confiança é alta e o preço baixo, existe uma boa relação de risco e recompensa para comprar bitcoin naquele momento, enquanto o contrário também é verdadeiro.
Leia também: