Um carteira com 500 BTC foi ativada neste sábado (26), distribuindo as suas moedas por diversos endereços.
A movimentação foi divulgada no Twitter pelo bot Whale Alert, que notou que uma baleia adormecida por quase 10 anos havia movimentado moedas:
💤💤 A dormant address containing 500 #BTC (22,161,836 USD) has just been activated after 9.8 years!https://t.co/JZCgIh7o16
— Whale Alert (@whale_alert) March 26, 2022
Apesar de movimentar uma quantia enorme de dinheiro, o equivalente a R$100 milhões, a taxa paga para o minerador que confirmou a transação foi de 0.0000482 BTC (~R$10). Ou seja, uma taxa de 0,0001%.
Como a rede Bitcoin não está enfrentando nenhum congestionamento, a baleia escolheu por transacionar pagando apenas 1 satoshi por virtual byte (sat/vB) de taxa e já teve a transação confirmada.
Se a transação contasse com a atualização Segwit, poderia economizar em até 42%, pagando ainda menos, segundo a Blockstream.info. Mas, por óbvio, essa não era uma opção para a baleia, já que seus endereços foram criados há uma década, quando essa atualização ainda não havia sido implementada.
No entanto, é possível notar que a transação distribuiu as centenas de bitcoins em diversas carteiras Segwit-Bech32 (endereços que começam com “bc1…”), o que significa que a baleia pode economizar ainda mais em taxas nas próximas transações. Provavelmente a milionária baleia nem se importe com isso, mas sim com a sua privacidade.
De acordo com o explorador de blocos da Blockstream, a transação foi marcada como um possível CoinJoin, já que a transação possui diversas entradas e saídas com igual quantidade de BTC.
A transação ganha privacidade ao distribuir as moedas desta forma, principalmente se um coordenador estiver misturando moedas com outros usuários de Bitcoin. Não sabemos se este é o caso.
Veja também: