A Luna Foundation Group está comprando milhares de bitcoins que serão utilizados como colateral para a stablecoin UST e isso a colocou no top 10 de instituições com BTC.

Luna Foundation Guard e o ecossistema Terra

A LFG (Luna Foundation Guard) é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento do ecossistema da Terra, uma blockchain pública e open-source que foi criada para ser a camada base de stablecoins.

O produto principal do ecossistema é o TerraUSD (UST), um token que acompanha o preço do dólar em 1:1 e é colateralizado com o token nativo da Terra, Luna.

Luna é um token utilitário, que pode ser usado tanto para staking na rede que funciona por prova de participação (proof of stake); como para colateralizar o UST, onde tokens são queimados ou cunhados de acordo com aumento ou diminuição da demanda (controlando a oferta) para manter o preço estável.

Noticiamos no Cointimes que a LFG anunciou que começará a comprar BTC pois o ativo será utilizado também como colateral para garantir um ecossistema sustentável e diminuir riscos como, por exemplo, uma espiral da morte, que já ocorreu em sistemas semelhantes com o da UST no passado.

Saiba mais: Atualização da Luna pode fazer preço do Bitcoin decolar e tornar stablecoin UST mais segura

Luna Foundation comprando bitcoin

Sabemos que a Luna Foundation já começou a comprar bitcoin, mas ainda existe muita especulação sobre a quantidade comprada até o momento.

Nós nem mesmo conhecemos o endereço de bitcoin oficial da fundação (onde serão armazenados os BTCs colaterais), mas vocês conhecem a internet…

Muitos entusiastas vêm investigando e especulando sobre o assunto e o endereço mais “aceito” pela comunidade, como o oficial da LFG é o: bc1q9d4ywgfnd8h43da5tpcxcn6ajv590cg6d3tg6axemvljvt2k76zs50tv4q

Nós só realmente teremos como confirmar esta informação com uma declaração oficial da organização sem fins lucrativos, mas parece existir um consenso de que a probabilidade do endereço ser este, é bem grande.

Se for o caso, vemos um saldo de 21.323 BTC (R$ 4,48 bilhões – segundo o coingolive), que colocaria a fundação entre as maiores organizações em caixa de bitcoin do mundo. E este é apenas o início das compras que devem se intensificar nos próximos dias, conforme a empresa busca atingir sua meta anunciada.

captura de tela do saldo da carteira
https://bitaps.com/bc1q9d4ywgfnd8h43da5tpcxcn6ajv590cg6d3tg6axemvljvt2k76zs50tv4q

Conheça as empresas com maior caixa em bitcoin

Para o nosso pequeno top 10 de organizações com caixa em BTC, vamos desconsiderar os fundos privados (ETF), já que as moedas destes fundos pertencem a diversos investidores (cotistas) e o número varia bastante com entradas e saídas.

O patrimônio declarado para a Ucrânia também será desconsiderado, pois ele pertence à mais de uma pessoa ou organização.

Top 10 caixas de BTC

Então temos, de acordo com a Bitcoin Treasuries:

  • #1: Block.one – ₿ 164.000
  • #2: MTGOX K.K. – ₿ 141.686
  • #3: MicroStrategy LLC – ₿ 125.051
  • #4: Tesla, Inc. – ₿ 43.200
  • #5: The Tezos Foundation – ₿ 24.808
  • #6: Luna Foundation Guard (LFG) – ₿ 21.323*
  • #7: Stone Ridge Holdings Group – ₿ 10.889
  • #8: Marathon Digital Holdings – ₿ 8.133
  • #9: Square inc. – ₿ 8.027
  • #10: Hut 8 Mining Corp – ₿ 5.242

*Todos os outros patrimônios são oficiais e confirmados, com exceção da LFG.

Atualização 29/03/2022

No dia 29 de março de 2022 nossa equipe confirmou que o endereço especulativo desta matéria é o endereço correto da fundação, que agora já assumiu a quinta posição no ranking acima, com mais de 27k BTC em caixa.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br