• Já fazem 30 dias de guerra, desde a oficialização da invasão russa na Ucrânia.
  • Veja quais são alguns números causados pela guerra e seu impacto no preço do Bitcoin

Alguns números em 30 dias de guerra

No dia 24 de fevereiro, foi confirmada e declarada como oficial a invasão do exército russo na Ucrânia, iniciando a guerra entre os dois países que trouxe consequências globais.

30 dias de guerra, que começou em 24 de fevereiro de 2022

As perdas para os dois lados já são absolutamente tristes e significativas. Como em toda guerra, todo mundo sai perdendo de uma forma ou de outra.

Alguns números relevantes de acordo com a reuters:

  • Mortes: 21 mil pessoas perderam suas vidas;
  • Feridos não fatais: 1,9 mil;
  • Pessoas desalojadas na Ucrânia: 10 milhões;
  • Edifícios destruídos na Ucrânia: 1,7 mil;
  • Danos à propriedade: US$ 119 bilhões.
Dados sobre os 30 dias de guerra, conforme explicado acima na matéria.
Números dos 30 dias de guerra, de acordo com a reuters

Rumores de guerras e o mercado cripto

Apesar de não sermos videntes, aqui no Cointimes publicamos uma matéria no dia 23 de fevereiro, na véspera da invasão militar que, apesar dos rumores, ninguém sabia ao certo quando iria acontecer.

Saiba mais: Especialista mostra que FUD de invasão militar pode ser indicador de fundo

A publicação trazia a análise de Eugene Ng (@Eug_Ng no twitter), de 19 de fevereiro, traçando padrões de desempenho do mercado financeiro em outras guerras e invasões do passado.

Para saber mais detalhes será preciso ler a matéria original, mas de forma resumida, Eugene demonstrou que a véspera (com os rumores); o dia; e alguns poucos dias após confirmada uma invasão, foram – em cinco de cinco vezes – ótimos momentos de compra de ativos financeiros.

Na matéria também trouxemos o desempenho do bitcoin nas 3 últimas grandes notícias de crises da história da humanidade que tiveram forte impacto no mercado e, em todas elas, o padrão de Eugene se repetia:

Com o Bitcoin demonstrando uma queda forte na véspera e alguns dias após a notícia, mas se recuperando rápido com resultados já positivos a partir do trigésimo dia (um mês).

O que aconteceu com o Bitcoin após 30 dias de guerra entre Rússia e Ucrânia

O padrão parece ter se repetido mais uma vez, com números bem impressionantes no desempenho de preço do Bitcoin e do mercado de criptomoedas como um todo.

Desde o fechamento da vela diária no dia 24 de fevereiro (o dia da invasão), o BTC já acumula valorização de +18,63% de preço em relação ao dólar. Em relação a mínima do dia, a alta foi superior a 29%. Conforme representado no gráfico abaixo.

gráfico mostrando o desempenho de preço do bitcoin em 30 dias de guerra

A capitalização total do mercado de criptomoedas teve um desempenho semelhante e levemente superior ao bitcoin, com valorização de +19,78% desde o fechamento de 24/02, até o momento.

Gráfico com a capitalização total de mercado das criptomoedas, superior ao bitcoin nestes 30 dias após a invasão russa.

Isso demonstra uma maior vontade de exposição ao risco por parte dos investidores que não estão se importando em construir posições compradas nas altcoins, que normalmente apresentam maior volatilidade por serem ativos de menor marketcap e mais especulativos.

Tanto o Bitcoin como outras criptomoedas vêm fortalecendo seus fundamentos durante esta época de crise tão triste e grave para a história humana.

A cotação BTC/USD no momento é de US$ 44.928,93; segundo o Coingolive.

Esta classe de ativos vêm se provando como verdadeiras reservas de valor, além de possuírem utilidade real como ferramentas de transferência de valores incensuráveis e globais, não limitadas por fronteiras ou vontades políticas.

Saiba mais: Argentinos recebem salário em criptomoedas para fugir de controle cambial

De acordo com a análise do dia 23 de fevereiro e com histórico de desempenho de preço do BTC em épocas de crise, poderíamos ver um crescimento ainda mais ascendente nos próximos 30 e 150 dias. Veremos o que vai acontecer.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.