Em recente nota publicada pelo Banco Central do Canadá, houve discussão sobre a possibilidade de criação de uma moeda digital exclusiva do Banco Central. Isto decorre de eventuais mudanças presenciadas pela instituição no mundo atual.

Ademais, Timothy Lane, vice-governador do Banco, também discursou sobre o projeto e as “preparações para o futuro” que a instituição está visando implementar, durante a CFA Montreal FinTech RDV 2020.

“Moeda digital do Banco Central? Ainda não.”

Embora o banco ainda não possua prazos definidos para o projeto, “O Banco do Canadá pode imaginar cenários em que possa se considerar a criação de um CBDC, para continuar a providenciar aos canadenses métodos confiáveis de pagamento”. *CDBC sendo Central Bank Digital Currency, ou Moeda Digital do Banco Central

Nos planejamentos sobre a transição à “versão digital de dinheiro”, o banco traz dois cenários hipotéticos que poderiam desencadear tal transformação:

Em primeiro lugar, caso o uso de dinheiro físico seja reduzido ou eliminado por completo, deixando alguns canadenses “de fora”;

Em segundo lugar, se as Criptomoedas privadas fizerem incursões sérias, criando preocupações com a privacidade e entregando o controle de pagamentos à empresas privadas.

Um passo de cada vez

Além de todas as hipóteses e suposições explicitadas pelo banco, ele também transparece de outras preocupações em tal projeto.

  • Quais recursos podem tornar um CBDC atraente para comerciantes e usuários comuns?
  • Como uma moeda digital funcionaria com relação a outros métodos de pagamento?
  • Qual seria sua forma de atuação em transações internacionais?
  • Como podemos proteger a privacidade enquanto evitamos usos ilícitos?

“À medida que o mundo muda, o Banco continuará cumprindo seu mandato de apoiar opções de pagamento seguras, confiáveis ​​e eficientes que beneficiem todos os canadenses.”

Um movimento que não parece parar

Se você andou acompanhando nossas matérias da Cointimes, sabe que recentemente tivemos outro Banco Central que entrou na onda.

O Banco Central da Suécia implementou sua nova moeda digital, a e-Krona, na semana passada, além de mostrarem certo ceticismo quanto à eficácia da moeda. Cobrimos isso com detalhes na matéria linkada aqui: https://cointimes.com.br/banco-central-da-suecia-implementa-nova-moeda-digital/

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br