Com essa nova onda de fintech e banco digital chegando, ficou claro que essa galera está cutucando os bancos tradicionais. Mas será que vale a pena? E os custos e taxas? Bancos tradicionais ou bancos digitais?

https://cointimes.com.br/o-que-e-uma-fintech-e-tipo-um-banco/

Pesquisa de JP Morgan

Um exemplo de que esses novos bancos chegaram apertando o mercado, a J.P. Morgan, uma multinacional americana de banco de investimento e serviços financeiros sediada na cidade de Nova York,  fez uma pesquisa e comparou o processo de abertura de contas por meio digital e em dez bancos tradicionais brasileiros. Agibank, BTG Digital, Inter, Neon, Nubank, Original e Next, controlado pelo Bradesco, todos esses bancos digitais entraram nessa lista.

Banco Digital

Alguns pontos que essa pesquisa abordou foi a criação de conta para ambas categorias, no caso da digital, Inter, Neon e Original, foram melhores avaliadas. O tempo de abertura de conta variou de 5 a 15minutos e a aprovação de até 3 dias uteis. O Inter foi o que melhor se saiu nos produtos de crédito e o Neon com a cara “jovem”. O Original foi apontado como um ótimo produto mas perdeu pontos na mensalidade de R$9,90.

https://cointimes.com.br/banco-digital-vale-a-pena-ou-e-tudo-a-mesma-coisa/

Banco tradicional

No caso dos bancos tradicionais, os analistas tiveram alguns problemas. Um exemplo que foi reportado no relatório é a burocracia de abertura de contas, no Itaú e no Santander eles precisaram ir na agência duas vezes e perder dois dias. Já o Bradesco e o Banco do Brasil foi mais tranquilo, mas mesmo assim enfrentaram problemas nos aplicativos dos bancos e tiveram que correr até a agência para resolver ficando 55 minutos nas filas.

Todas essas situações e dores de cabeça com os bancos a gente já conhece bem, é do dia a dia do brasileiro né? Mas e quando isso dói no bolso também?

A situação a gente já sabe, mas e as taxas?

Em uma conversa de bar descobri que muita gente não sabe o quanto o banco come de taxas mensalmente e eu fiquei sem entender. Como uma pessoa não sabe o dinheiro que é descontado da sua própria conta?

Então resolvi fazer um infográfico de quanto de taxa bancos tradicionais e bancos digitais, vamos dar uma olhadinha:

Bancos tradicionais vs banco digital - Cointimes

E aí? Podemos ver que os bancos consomem um valor relativo por ano mas ainda vale a pena ficar neles? Só você pode responder.

Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Youtube e siga o FacebookTwitter e Instagram.