Os analistas do Morgan Stanley e Bernstein nomeiam as principais ações para navegar no setor energético em expansão.

O setor da energia foi um dos que mais sofreram no mercado de ações no último ano, “mas também é um dos poucos destaques positivos no índice S&P 500 em 2022,” segundo o Bank of America, que aconselha os investidores a “permanecerem por muito tempo” no setor.

Os estrategistas do banco pressupõem que uma forte contração nas exportações do petróleo russo pode desencadear uma crise petrolífera, como a da década de 1980. 

O setor se beneficiou da alta dos preços do petróleo bruto este ano, em meio a uma recuperação do consumo e interrupções no fornecimento como resultado da invasão russa da Ucrânia. 

Os preços da gasolina, por sua vez, também atingiram níveis recordes, chegando a dobrar em algumas áreas, como nos EUA.

Oportunidades no setor de eletricidade

O Morgan Stanley observou que os produtores asiáticos de energia estão se beneficiando disso, produzindo mais que seus pares globais. Os principais nomes neste espaço incluem a Woodside Energy da Austrália, a PTT Exploration and Production da Tailândia, e a China National Offshore Oil Corporation:

  • O “balanço sólido” da Woodside permite flexibilidade para a empresa financiar o crescimento e distribuir o excesso de capital. O banco implica uma vantagem de 21,6% sobre a empresa.
  • O Morgan Stanley também gosta do PTTEP pelo seu crescimento de “boa qualidade”. O banco espera que a empresa apresente um crescimento de volume composto de 13% em 2024, e vê um bom lado positivo nos dividendos e no crescimento dos lucros.
  • A China National Offshore Oil Corporation, segundo o Morgan stanley, deve ser capaz de colher todos os benefícios dos fortes preços do petróleo, esperando um crescimento do volume de produção composto de 6,4% até 2025, o que implica um aumento de 15,7% nas ações com o preço de fechamento de $12,1 dólares de Hong Kong em 7 de junho.

Oportunidade de bilhões de dólares

Dada a natureza altamente elétrica da indústria de hidrogênio, com processos complexos e características únicas como combustível, Nicholas Green, analista do banco Bernstein, observou que os bens de produção são indispensáveis para o setor.

Como em muitas indústrias de produtos de consumo, suspeitamos que a oportunidade está nas ‘picaretas e pás,’ e bens de produção e serviços necessários para fazer a economia do hidrogênio funcionar.

Nicholas Green

A ABB e a Aveva estão entre as ações “melhor posicionadas” para o crescimento em hidrogênio, segundo o Bernstein:

  • A ABB, fabricante sueco de robôs e acionamentos industriais, oferece uma ampla gama de produtos em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção, transporte, armazenamento, até o consumo, de acordo com Green.

    Além disso, a empresa tem experiência no controle de cargas elétricas pesadas com precisão. Com um preço-alvo de US $40 na ação, que fechou em US $31,60 no dia 6 de junho, representando um potencial de aumento de 26,6%.
  • Bernstein também gosta da empresa de software britânica Aveva, uma plataforma de visualização 3-D, líder para indústrias de processos pesados. O preço-alvo do banco de US $44 representa uma potencial vantagem de 57% para seu preço do dia 6 de junho.

Comece a investir em ações norte-americanas

Se você se interessa por ações internacionais e quer começar a investir de forma simples, crie sua conta na Passfolio, a corretora norte-americana com mais de 6 mil ações listadas na Nasdaq e Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Leia também: