No episódio anterior falamos sobre a importância de se ter uma Hardwallet, dando sequência a esse mundo do “Be Your Own Bank”, ou em português “Seja seu próprio Banco”, mostraremos um pouco de uma das melhores formas (eu considero a melhor), para guardar as suas palavras secretas.

Qual a importância de uma carteira física para os meus ativos digitais?

Como falamos no texto anterior a carteira Ledger Nano S bem com as demais carteiras disponíveis no mercado geram uma sequência de 12 a 24 palavras, que nada mais é que o seu Backup, caso você venha a ter problemas no dispositivo, e isso pode acontecer, afinal é um eletrônico!

Compreendi, então quer dizer que, se um dia a minha Hardwallet falhar eu posso recuperar os meus fundos?

Exatamente, mas para isso é importante que você tenha salvo com segurança essas palavras, é aí que entra a CryptoSteel.

A CryptoSteel surgiu de um crowdfunding em 2015 e foi um sucesso, tanto que é um projeto aberto e você mesmo pode criar a sua, veja aqui no GitHUb.

Sua criação se deu porque as pessoas guardavam seu Backup offline (pedaço de papel), junto com a Hardwallet, pelo menos na grande maioria das vezes (cerca de 90% dos casos), e, como consequência, se o ambiente em que ambos se encontravam fosse atingido por fogo, por exemplo, elas perderiam tudo.

Não só isso, um pedaço de papel tem um tempo de vida e está propício aos intempéries do clima e vários outros fatores, como um desavisado na família que não sabe do que se trata, vê um pedaço de papel repleto de palavras sem sentido,  e o joga no lixo, afinal para quem não vive nesse mundo de moedas digitais, se deparar com um papel com 12 ou 24 palavras aleatórias não faria sentido algum, não é?

Interessante, que tipo de proteção eu passo a ter com uma carteira de aço?

nuclear

Uma carteira de aço lhe protegerá do fogo, a Billfodl com base na CryptoSteel fez algumas melhorias no projeto original, construído em aço inoxidável 316 que lhe protegerá em temperaturas até quase (1371 – 1399 °C), isso é mais que o dobro de um incêndio residencial.

Lhe protegerá também da corrosão por água salgada, suporta mais de um milhão de volts de eletricidade e até mesmo a um ataque nuclear ou a uma bomba de micro-ondas (uau)

O vídeo abaixo mostra um pouco do que falamos

Estou convencido, tenho uma Ledger Nano S como devo usá-la?

Com o Billfodl, você pode montar qualquer tipo de chave privada que precisar – frase-semente (até 24 palavras), alfanumérica, hexadecimal, etc! Basta selecionar os ladrilhos (letras e números), que estão organizados dentro do pacote, e deslizá-los um a um, montando suas palavras, depois feche e trave!

Lembre-se que, em um primeiro momento você poderá estranhar, pois em suas anotações terão frases com mais de 4 (quatro) caracteres, mas por conta do sistema mnemônico (BIP39), basta colocar na carteira de aço as 4 primeiras letras que provavelmente a sua Hardwallet, como a Ledger, completará com o restante. Quanto mais palavras, mais seguro você estará.

Após inserir as letras, guarde com segurança a sua Billfodl, uma sugestão é usar um cadeado para evitar curiosos. Se em algum momento você passar por problemas com sua Hardwallet, e a mesma estiver fora da garantia, basta recorrer a sua carteira de aço e recuperar 100% dos seus fundos.

Carteira de Bitcoin: confira as melhores opções

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.