O banco central holandês (DNB) disse nesta segunda-feira (18) ter multado uma das maiores corretoras cripto em $3.3 milhões de euros, cerca de $18 milhões de reais.

Segundo declaração do DNB, a multa foi aplicada contra a Binance Holdings Ltd. em abril de 2022 após uma advertência pública emitida contra a Binance, em agosto de 2021, por oferecer serviços na Holanda sem estar registrada no país. 

O DNB disse que a Binance havia violado as leis holandesas de lavagem de dinheiro e desfrutado de uma vantagem competitiva contra empresas que possuem registro no país durante o período em que esteve em descumprimento, que seria entre meados de maio de 2020 e 1º de dezembro de 2021.

Um porta-voz da Binance disse que a multa marcou uma “mudança em nossa colaboração” com o DNB, e que desde então a empresa criou uma filial local, a Binance Nederland BV: “com isto resolvido, podemos continuar com um modelo operacional mais tradicional na Holanda.”

Passfolio

O DNB disse que ainda não aprovou o registro da Binance, mas que havia diminuído em 5% a multa originalmente pretendida, porque a empresa tem cooperado durante o processo e sido “relativamente transparente sobre suas operações.”

A Binance afirma ter recebido aprovações regulamentares em outros países europeus, incluindo França, Itália e Espanha. De acordo com os arquivos da Câmara de Comércio holandesa, a Binance Nederland BV foi criada em outubro de 2021 e pertence à Binance Holdings Ltd. da Irlanda desde 24 de dezembro de 2021.

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br