Semana passada foi movimentada na Comunidade da Nano e aqui você encontra um pequeno resumo dos pontos mais relevantes, começando pelo encontro em Londres da Nano Foundation com Chicago, EUA.

Nano Foundation convidada para evento exclusivo de desenvolvimento financeiro

Na semana passada, Colin LeMahieu e George Coxon foram convidados para um evento exclusivo em Londres, sob a temática de explorar novas parcerias de empreendedorismo e finanças entre a capital britânica e a cidade de Chicago – Illinois, nos Estados Unidos.

Colin e George da Fundação Nano, com a prefeita de Chicago: Lori E Lightfoot, em evento exclusivo em Londres.
Fonte: reddit/nanocurrency

Colin e George são diretores da Nano Foundation, organização sem fins lucrativos que lidera e colabora com o desenvolvimento do software de implementação da Nano (equivalente ao Bitcoin Core para o Bitcoin). Colin é o maior colaborador do código no GitHub, além de ser o criador do protocolo.

Segundo reportado por George Coxon, responsável por adoção e parcerias na Fundação Nano, o evento contou com menos de 80 convidados representantes de grandes empresas, startups e ONGs sediadas em Londres, cada uma com um foco diferente.

Passfolio

O evento foi aberto pelo Vice-prefeito para Negócios (Deputy Mayor for Business) de Londres, Rajesh Agrawal, e encerrado pela atual prefeita de Chicago, Lori E Lightfoot. Ambos falaram sobre fintechs, empreendedorismo e voluntariado para caridade.

George conta que conseguiu se apresentar para a prefeita com um “pitch” sobre nano que foi bem recebido e despertou interesse da política, como solução de dinheiro que pode ser utilizado por qualquer um ao redor do mundo, ótimo para doações ao não possuir taxas.

Outras novidades da comunidade global da Nano

Além deste encontro exclusivo, a comunidade viu algumas outras novidades interessantes na semana que passou.

Encontro global em Londres, organizado pela Fundação Nano

Foi anunciado o novo Nano Meetup em Londres. O último encontro da comunidade ocorreu em 2019, com o foco em desenvolvimento de código de 2020 até 2021.

Encontro organizado pela Nano Foundation em 13 de agosto de 2022 em Londres.

Três anos depois, a comunidade global foi convidada pela Nano Foundation para se encontrar na capital do Reino Unido para um encontro que pretende focar em desenvolvimento e adoção e promete algumas atualizações sobre empresas envolvidas com o ecossistema, como é o caso da TruStable, por exemplo.

Discussão sobre CBDCs e anarquismo

Com uma clara aproximação da Fundação Nano de entidades governamentais, a comunidade levantou diversos questionamentos ideológicos, inclusive relacionados com o viés anarquista de uma maioria dos entusiastas iniciais do projeto.

Como embaixador da comunidade, publiquei um texto no subreddit falando sobre “A Bela e a Fera” da descentralização. Onde explico que a diferença de posicionamento é natural em comunidades descentralizadas e que precisamos aprender a lidar com pessoas que pensam diferente, desde que os princípios mais relevantes se mantenham intactos, como é o caso da descentralização e soberania dos indivíduos para a Nano (XNO).

Fonte: reddit/nanocurrency

Também deixei clara minha opinião pessoal sobre não gostar desse tipo de aproximação, dizendo que jamais seguiria o mesmo caminho e convidando às pessoas que também discordam a buscarem suas próprias soluções de incentivo à adoção.

Uso de XNO por empresas

Várias empresas e projetos começaram a se manifestar no Twitter sobre sua escolha e aplicações da XNO em seu modelo de negócio.

A AutoCoinCars falou sobre o aumento de compras de carros elétricos, levantando a característica sustentável da nano em paralelo com o crescimento da Tesla e como opção de compra em sua plataforma.

Um entusiasta da comunidade da nano também publicou um vídeo demonstrando sua experiência ao comprar XNO com dinheiro em espécie, nos caixas eletrônicos da CoinCloud, que possui máquinas no Brasil e EUA.

A experiência de compra revela um spread bem alto de mais de 20% sobre o preço negociado no mercado no momento de aquisição e uma espera de 50 minutos para receber as moedas, o que mostra que ainda existe muito espaço para melhoria das implementações de nano por estes serviços, já que a rede confirma as transações em menos de um segundo.

O fundador da FynCom, uma startup focada em criar soluções de marketing que recompensam monetariamente as pessoas impactadas por anúncios, melhorando a interação público-empresa, explicou porque escolheu usar nano ao invés de um token próprio, como muitas startups vêm fazendo:

“Muitas vezes me perguntam: ‘Por que não criar uma criptomoeda Fyn_Com em vez de usar #nano?’ – Se você é uma startup focada em resolver um problema específico do cliente e cria um token. Agora você tem 2 problemas, 1 dos quais é criar e gerenciar seu token. Você perde o foco.”

Tweet de: Adrian E. Garcia

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.