Apesar dos bilhões de dólares alocados em bitcoin recentemente, a criptomoeda precisa de ainda mais fundos para amadurecer, disse o chefe de pesquisa de commodities do Goldman Sachs. Afinal, o mercado de bitcoin ainda é relativamente pequeno comparado a outros mercados globais.

Jeff Curie: Participações de institucionais ainda são pequenas

Falando em uma entrevista à CNBC, Jeff Curie, chefe de pesquisa de commodities do banco de investimento Goldman Sachs, disse que embora o bitcoin tenha testemunhado um influxo de dinheiro institucional em 2020, mais fundos ainda são necessários para BTC realmente amadurecer.

Em comparação com os anos anteriores, em que as empresas desconfiaram do bitcoin, mais instituições adotaram o criptoativo e alocaram dinheiro na moeda no ano passado. Empresas como a Microstrategy e a Ruffer Investment investiram quantias consideráveis ​​em bitcoin.

Parte da razão pela qual o Bitcoin está vendo o interesse de investidores institucionais vem das políticas monetárias expansionistas adotadas pelos principais bancos centrais. Os grandes investidores acreditam que a impressão incessante de dívida para financiar os pacotes de estímulo à economia pode desencadear uma desvalorização monetária significativa, afetando sua riqueza.

Enquanto isso, acredita-se que o influxo de dinheiro institucional tenha feito o preço do bitcoin subir acentuadamente, estabelecendo um novo recorde histórico (ATH) em US$ 42.000. No entanto, segunda-feira viu o preço do BTC cair 28%, mas fez uma ligeira recuperação desde seu declínio.

Embora seja impressionante que tenha havido um interesse crescente em bitcoin entre os investidores institucionais, Curie acredita que mais fundos precisam entrar no BTC, acrescentando:

“A chave para criar algum tipo de estabilidade no mercado é ver um aumento na participação de investidores institucionais e agora eles são pequenos.”

Bitcoin é um ativo em amadurecimento

Mesmo assim, o executivo do banco de investimento afirmou que o mercado de criptomoeda estava começando a amadurecer. Em seu maior momento, a capitalização das criptomoedas somava 1 trilhão de dólares, mas hoje esse número está por volta de US$ 958 bilhões de acordo com o Coingolive.

Segundo Curie, o valor total do dinheiro institucional investido no BTC representa cerca de 1%. Também comentando sobre a queda de preços de segunda-feira, Curie afirmou que, com uma indústria nascente como o mercado de criptomoedas, vem volatilidade e riscos.

Recentemente, uma plataforma de mídia suíça observou que o bitcoin estava se tornando socialmente aceitável entre os investidores. Em parte, isso se deve ao fato de os investidores buscarem melhores opções para proteger seus fundos contra uma crise econômica.

Embora o executivo da Goldman Sachs pareça positivo com relação à indústria de criptomoedas, outros não compartilham desse sentimento. Conforme mostramos ontem, Jeffrey Gundlach, CEO da DoubleLine Capital, afirmou que o bitcoin estava em uma região de bolha.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br