Novos dados do TradeBlock indicam que o Bitcoin (BTC) superou as ações de grandes bancos como Wells Fargo, JPMorgan, Bank of America e Citigroup durante 2020.

Além disso, está superando as ações dos principais processadores de cartão de crédito Visa e Mastercard e a principal plataforma de pagamentos online, PayPal.

Performance do Bitcoin vs. grandes bancos e processadores de pagamentos
Performance em dólar do Bitcoin vs. vários outros ativos. Fonte: TradeBlock.

Em dólar, o Bitcoin apresentou uma leve queda de menos de 5% desde o início de 2020, enquanto as grandes ações bancárias sofreram enormes perdas.

O Citigroup e o Wells Fargo apresentam as maiores quedas, com suas ações caindo aproximadamente 50%, enquanto o JPMorgan e o Bank of American registraram perdas de 30 a 40%. Enquanto isso, Visa, Mastercard e PayPal registraram perdas na faixa de 10 a 20%.

Enquanto isso, considerando que o Real se desvalorizou muito em relação ao dólar esse ano, o Bitcoin apresentou uma valorização que praticamente acompanhou o dólar em 2020. O BTC está sendo negociado no momento por volta de R$ 35.700 na Foxbit.

Uma das explicações possíveis para os bancos estarem sofrendo tanto com a crise pode ser o aumento de inadimplências em empréstimos e financiamentos em meio à pandemia de coronavírus.

Enquanto isso, os processadores de pagamentos estão sofrendo perdas devido ao impacto negativo no comércio e varejo que as medidas preventivas ao vírus causaram na economia.

Veja também: Como o coronavírus está afetando o comércio de bitcoin

O Bitcoin também sofreu perdas em meio à queda das ações induzida pelo coronavírus no início deste ano. Mas a criptomoeda parece estar se recuperando muito mais rápido do que o mercado de ações, voltando quase a um “zero a zero” no par BTC/USD.

Se você ainda não sabe o que é Bitcoin ou quer aprender mais, recomendamos o vídeo abaixo:


BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 
Abrir conta